Salão de Buenos Aires: March e Versa estrelam em meio à linha Nissan no stand da marca
A Nissan expôs no Salão de Buenos Aires duas novidades as quais interessam bastante o Brasil, e o editor Henrique Rodriguez esteve lá para conferir. Um deles é o compacto March, que foi inclusive testado e comentado aqui no Novidades Automotivas recentemente. O modelo, assim como no Brasil, deverá ser lançado em breve no país dos hermanos, aproveitando-se dos acordos econômicos entre o Brasil e a Argentina.
Por lá, o hatch será oferecido apenas com o motor 1.6 de 4 cilindros e 106 cavalos. Aqui no Brasil, o March poderá ter também uma versão 1.0. Assim como no país do futebol, a Nissan fez suspense quanto a preços e datas de lançamento, mas é fácil supôr que ele será bem mais barato que o March brasileiro, algo comum entre os dois mercados, já que o Brasil possui muito mais impostos em relação a produtos industriais.
Outro destaque foi o Versa, um sedan feito a partir do March chamado outrora de Sunny, apresentado no Salão de New York em abril deste ano. No Brasil, assim como na Argentina, por exemplo, ele concorreria com os sedans compactos, por derivar justamente de um um hatch compacto, assim como o Voyage, da Volkswagen, o Siena, da Fiat, e entre outros.
No Brasil, propriamente dito, ele concorreria principalmente com o Logan, muito provavelmente pelo seu futuro custo x benefício. Caso a Nissan acerte no preço, o Versa/Sunny terá tamanho, acabamento e espaço como argumentos, argumentos estes que figuram as vantagens do Logan, por exemplo.
Outros modelos foram expostos, como o 370Z, esportivo da Nissan que exalta até mesmo os mais puristas fãs de automóveis, a picape Frontier, uma conhecida de longa data do mercado brasileiro, e o SUV X-Trail. De resto, foi um aperitivo para o futuro lançamento desses modelos, que deverá ocorrer em breve. O lançamento do March deverá ocorrer primeiro ou simultaneamente no Brasil em relação à Argentina, enquanto o Versa provavelmente será lançado lá alguns meses antes, também importado do México.