Brasil x Argentina
A Argentina pode ser um país próximo e até certo ponto, dependente do Brasil. Mesmo assim, seu mercado de automóveis é bem peculiar e diferente do nosso, tanto que se partíssemos de dois tópicos, Carros Brasil e Carros Argentina, teríamos muito para comparar. A começar que, pela restrição de importações até o início da década de 90, o receio do brasileiro com marcas que não estavam instaladas por aqui até então ainda existe. O mesmo não acontece no País vizinho.
Andar em uma cidade limpa, organizada e limpa como Buenos Aires faz parecer que você está em uma cidade do leste europeu. A arquitetura, junto aos diversos carros antigos que rodam em boas condições pela cidade contribuem para isso. Ok, em Cuba também é assim, mas há um contraponto. Você também vê vários carros de luxo.
Se do lado dos carros antigos os Ford (Falcon, Escort e Sierra) e os franceses (Peugeot 504, Renault 19, Renault 21, Renault 12 e Mégane) dominam a paisagem, do outro, há muitos Volkswagen Passat, Volkswagen Gol Contra Country (nossa Parati), Fiat Siena, Ford EcoSport, Peugeot Partner e Honda City se vê aos montes.
Cansado de ver Civic e i30 aos montes por aqui? Vá para lá! Best-Seller por aqui, na Argentina o i30 tem cerca de 200 unidades vendidas por mês. Mas alguns carros que ainda não são vendidos por aqui, ou sequer serão, também vendem bastante por lá. Exemplos? O Ford Kuga (em especial na cor branca), Renault Koleos, Chevrolet Cruze, Chevroler Aveo, Megane Hatch e o New Fiesta hatch.
Pra variar, na Argentina há Alfa Romeo… E nos bairros mais ricos você encontra alguns MiTo e Giulietta estacionados pelas ruas. Realmente dá uma invejinha neste ponto, mas isso também se deve a um mercado muito menor. Em abril tivemos 211.887 automóveis vendidos no Brasil, enquanto na Argentina foram 49.488 unidades… Agora me diga: Pelé ou Maradona?
Fotos | Henrique Rodriguez