Em seu País natal a coreana SsangYong não poderia deixar passar em branco o Salão de Seoul, então exibe no evento o KEV2 Concept, um SUV elétrico baseado na plataforma do Korando, modelo que chega ao Brasil em maio.
Por Fernando Calmon Durante décadas o mercado brasileiro viveu de lançamentos a conta-gotas. Grandes novidades ou carros inteiramente novos eram escassos por razões ligadas às instabilidades econômicas do País. Jornalistas brincavam nos bastidores, comentado que iriam ver novas calotas e cores “aerodinâmicas”. Em 1973, surgiu um ponto fora da curva da história. Nada menos de quatro modelos novos foram apresentados: Chevette, Brasília, Dodge 1800 e Maverick. Um automóvel inédito de cada fabricante instalado à época. A verdadeira conjugação de astros.
A Renault-Samsung Motors apresentou hoje no Salão de Seoul o conceito que adianta a segunda geração do SM7. O modelo continua sendo baseado no Nissan Teana, mas agora aparenta ter mais personalidade, para se destacar no mercado sul-coreano.
“Irmã” da Kia, a Hyundai também tem um novo conceito exposto no Salão de Seoul, que abriu suas portas hoje. Se trata do Blue2, um conceito de linhas esportivas e cheias de vincos, como manda a identidade da marca, e movido a células de combustível.
Comemorando seus 100 anos, a Chevrolet exibe a partir de hoje no Salão de Seoul o Mi-ray, um protótipo de um roadster híbrido inspirado nos esportivos que marcaram a história da marca no passado.
O Salão de Seou abriu hoje suas portas na Coréia do Sul, e para o evento a Kia reservou o conceito Naimo, um crossover compacto elétrico, de formas quadradas e tamanho diminuto, criado pelo designer da marca, Peter Schreyer.
Lançado em 1964, o Chevrolet Malibu terá sua nova e oitava geração será exibida simultâneamente no Salão de Xangai e no Salão de Nova York nos próximos dias 19 e 23, respectivamente. O objetivo da Chevrolet é vender o modelo em mais de 100 países, nos 6 continentes, sendo seu primeiro sedã médio global.
O sedan 300, da Chrysler, está mais próximo do Brasil. O substituto do 300C chegará ao Brasil em agosto, de acordo com o site da revista Auto Esporte. O modelo foi lançado oficialmente no Salão de Detroit, no início do ano, e chegará no Brasil alguns meses depois.
O Agile venceu pela segunda vez o prêmio “Carro Universitário do Ano”, que premia os modelos preferidos dos jovens universitários de acordo com a preferência automotiva de cada um. O prêmio já entregou títulos ao 206, da Peugeot, ao Fox e ao Agile (em 2009). O prêmio é realizado desde o ano de 2005. Os três modelos acima foram eleitos pelo menos duas vezes consecutivas.
Por mais que tenha estilo controverso, o Panamera é um Porsche, e como tal merecia uma versão ainda mais esportiva que a Turbo. Com isso em vista, a montadora alemã revelou hoje o Panamera Turbo S, que será apresentado ao público no Salão de Xangai, na China, no final de Abril.
A Audi irá apresentar amanhã durante o 1º Audi São José Polo, evento que premia os principais destaques do Polo a cavalo, o novo A7 Sportback. O cupê de quatro portas da Audi, que será posicionado entre o Audi A6 e o Audi A8, chegará ao país em breve.
A Kia, montadora que mais apresentou novidades na última edição do Salão do Automóvel, começa agora a preparar suas armas para crescer no mercado brasileiro. Após o Soul Flex e o Sportage, a próxima novidade da marca no país será o esportivo Koup.
A Kia está lançando oficialmente dois modelos que já podem ser encontrados nas lojas, o Soul Flex e a nova geração do SUV Sportage. O Soul tem como grande novidade a mecânica, com o bloco 1.6 litro que agora, abastecido com álcool, gera 130 cavalos de potência a 6.300 rpm, enquanto com gasolina gera 126cv.
A principal atração da sul-coreana SsangYong no Salão do Automóvel do ano passado, o SUV Korando teve seu lançamento no país confirmado para o próximo mês de maio. Ainda que a montadora indiana Mahindra & Mahindra tenha comprado a SsangYong, a marca continua a ser representada no país pela importadora Districar.
Parceira da BMW na China, onde é responsável por montar os carros da marca alemã, a Brilliance não precisou usar a tática de engenharia reversa para se “basear” no BMW X1 na criação do novo A3 SUV.
Após obter um bom crescimento nas vendas com o lançamento do sedã 320i, que custa R$ 113.500, a BMW irá lançar no Brasil a versão 318i nos próximos meses por cerca de R$ 100 mil. E o melhor; sem perder muitos equipamentos.
A nova geração do Kia Picanto foi apresentada há poucas semanas no Salão de Genebra, mas já roda em testes no Brasil para adiantar seu lançamento. O subcompacto foi flagrado em testes com placas uruguaias em Teresina, no Piauí. A cidade é muito escolhida para testes de resistência devido à sua amplitude térmica.
Um leitor do portal G1 flagrou em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, o crossover Fiat Freemont. Se trata da versão Fiat do Dodge Journey, criada para ser vendida na Europa. No entando, o modelo virá para o Brasil em versões mais simples.
A Mitsubishi Motors começa a vender no mês que vem no Brasil o Outlander 2.0 GT, nova versão do crossover que chega para substituir a antiga versão 2.4, com o mesmo visual da versão V6 GT, lançada em 2010, e que tem novidades para sua linha 2012.
Os carros da russa Lada, que ao meu ver não fazem falta alguma, poderiam voltar a ser vendidos no Brasil. Segundo o site Inside Line, a montadora irá voltar a exportações de veículos desmontados em kits para o Egito em junho, e posteriormente poderá abrir uma linha de montagem no Uruguai para abastecer a América do Sul.
Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Artem Fedosov, uma planta no Uruguai se especializaria na produção do Niva. Há alguns anos chegou a ser cogitado o retorno da Lada pela CAOA, importadora da Hyundai e Subaru, o que não se concretizou. No Egito a AvtoVAZ monta os carros da Lada desde 2002, mas a crise política havia forçado os russos a interromperem suas atividades no país.
A União Europeia, bloco econômico formado por boa parte dos países da Europa, anunciou hoje as suas pretensões para os próximos 40 anos quanto a emissão de gases poluentes na atmosfera, referindo-se especificamente aos carros.
A Chrysler do Brasil está convocando a partir de hoje (28) 1.626 unidades do crossover Journey, fabricados entre 2009 e 2010. O motivo está nos freios, que podem apresentar vibrações ou pulsações. Para corrigir a anomalia, serão substituídos os discos de freio e pastilhas do eixo dianteiro e traseiro.
O serviço será gratuito e deverá levar em torno de três horas para ser concluído. A Dodge entrará em contato com os proprietários por meio de correpondência direta e informes publicitários. Para maiores informações a montadora disponibiliza o telefone 0800 703 7140 e o site www.dodge.com.br.
Há algum tempo vem se falando que o lançamento do novo Fiat Palio teria sido adiado para o segundo semestre. E de fato, segundo o amigo Marlos Vidal do blog Autos Segredos, o início da produção acontecerá exatamente no dia 15 de junho.
A linha 2012 do Palio, verdadeira segunda geração do compacto, chegará às lojas antes do do Punto reestilizado. O hatch premium da Fiat ainda depende da importação do seu maquinário da Itália. O modelo acompanhará o europeu, adotando nova dianteira, lanternas com LEDs e interior completamente novo.
A Nissan apresentou hoje a linha 2012 do sedã Sentra. Fabricado em Aguascalientes, no México, o sedã tem poucas novidades, tendo em vista que foi reestilizado no ano passado. A principal é a cor branca perolizada, cada vez mais exigida pelo mercado.
Em entrevista ao Argentina Autoblog, Horácio Pagani, fundador da fabricante de superespotivos que leva seu sobrenome, confirmou a versão roadster do Huayra, seu mais novo objeto de desejo. O modelo foi apresentado há poucas semanas em Genebra, na Suíça, e está previsto para chegar ao Brasil em 2012.
A JAC Motors, montadora chinesa que estreou no Brasil no dia 18 de março, afirmou que vendeu 1.139 unidades (soma dos emplacamentos do hatch J3 e o sedan J3 Turin) na primeira semana da marca no mercado brasileiro. As vendas incluídas foram as feitas até o dia 24, na quinta-feira.
Segundo Sérgio Habib, representante da marca no país, a expectativa da marca, após este número surpreendente, é que a JAC passe a vender 4500 unidades mensais, 1.500 a mais que a meta inicial. Segundo ele, a justificativa seria a aprovação do público quanto ao design do veículo, os equipamentos aliados ao custo x benefício e os seis anos de garantia.
A JAC já contou com propagandas na TV com o apresentador Faustão, além da aparição do J3 no programa Domingão do Faustão. Além disso, 50 concessionárias da marca foram abertas, e 54 pontos de venda em shoppings estão funcionando. E, acredite: todos se surpreendem quando descobrem que ela é uma montadora chinesa.
Em uma atitude de tremenda falta de respeito para com o consumidor, a Fiat está deixando de comercializar as versões Attractive 1.0 e 1.4 (ex-ELX) do sedã Siena. Lançadas em julho de 2010, as versões, vendidas como 2011, saem de linha devido à baixa procura. Isso é pior do que lançar o modelo do ano seguinte 10 meses antes!
Quase sempre o nosso primeiro contato com um carro se dá através de fotos. Ainda que nós tenhamos visto o carro como segredo, sempre há motivos para nós nos surpreendermos. As fotos de divulgação das montadoras estão aí pra isso!
Até o dia de hoje (26) 1.822 unidades do Fiat Bravo foram vendidos no Brasil este ano, números próximos do Peugeot 307 com seus 1.938 carros. Para um projeto novo, ainda que tenha atrasado bastante, o Bravo está muito aquém das expectativas da Fiat. Para o início de abril está confirmado o lançamento de sua versão turbo (a previsão era março), mas será que ela tem capacidade para mudar a situação do modelo?
Segundo o jornalista André Deliberato, da revista Car and Driver, o descolado Citroën DS4 começa a ser vendido no Brasil a partir de 2012. Importado da França, ele virá junto com o Citroën DS3 e juntos brigarão nos dois extremos do segmento dos carros-design, mirando desde o Kia Soul até os Mini Cooper.
25 de mar. de 2011
|
20:55
Henrique Rodriguez
, Posted in
KIA
,
SEGREDOS
Após a grande evolução dos carros da Kia, a montadora sul-coreana caiu no gosto dos principais mercados do mundo. Agora, além de pensar em segmentos comuns a Kia já pensa em lançar um roadster de dois lugares, no estilo do Mazda MX-5.
Dessa vez a Nissan pode ter se dado mal… Além de a Ford ter conseguido na Justiça a retirada do ar o comercial do Tiida onde os engenheiros da Ford, apareciam cantando "o luxo todo que eu tenho é do dinheiro de vocês. Pagando preço 1.8; por um carro 1.6", a montadora norte-americana entrou com uma ação criminal contra a Nissan.
A queixa, feita na delegacia de São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede da Nissan do Brasil foi acatada. Para a Ford houve um grande descontentamento entre os funcionários da Ford em relação à campanha publicitária. A ação atinge o presidente da Nissan, Christian Neunier, e outros diretores da montadora, alegando concorrência desleal, uso indevido da marca e a ridicularização de funcionários da Ford.
A Volkswagen é mais uma montadora que adianta seu calendário para 2012. Aproveitando o lançamento do Jetta 2012, a montadora alemã apresentou a linha 2012 de seus modelos fabricados no Brasil (exceto o Polo, que será reestilizado no fim do ano), com novas séries especiais, novos detalhes e diversos novos opcionais. Toda a linha teve a iluminação violeta do quadro de instrumentos trocada pela vermelha nas versões de entrada e branca nas versões mais caras.
O Volkswagen Jetta deixou de ser a versão sedã do Golf, e agora com plataforma própria, dimensões maiores e design sóbrio chega ao país com um novo posicionamento no mercado. Agora ele é oferecido em duas versões: Comfortiline e Highline. A primeira custa à partir de R$ 65.775, enquanto a segunda não sai por menos de R$ 89.520, brigando em dois extremos do segmento e sendo praticamente dois carros diferentes.
A Kia comemorou hoje, em Pyeongtaek, uma cidade próxima a Seul, capital da Coreia do Sul, a exportação da unidade 10.000.000 para o exterior. O modelo marca, em um âmbito mundial, um número razoável e que está sendo comemorado junto das boas expectativas da marca.
A divisão europeia da Kia está satisfeita com as vendas da marca e pretende crescer ainda mais neste ano, com o lançamento dos compactos Picanto e Rio, ambos apresentados no Salão de Genebra, na Suíça. A fábrica da montadora na Eslováquia, na Europa, registrou um aumento de 52% nos modelos produzidos em relação ao ano de 2009 (comparando com 2010).
A unidade número 10.000.000, exposta na imagem acima, é um Optima branco, que será direcionado aos Estados Unidos. Fico curioso em saber o que acontece com essas unidades especiais, apesar da maioria ser direcionada para museus…
A Chrysler anunciou um recall para a multivan Town & Country. A razão seria um defeito nos chicotes das portas, que se abrem através de componentes elétricos. O recall será feito para a substituição dos mesmos, que podem gerar um simples defeito na porta até um incêndio no interior da mesma. As unidades envolvidas são as produzidas entre 2008 e 2009.
A Chrysler disponibiliza aos consumidores, para a solução de dúvidas ou para o agendamento do recall, o telefone 0800 173 730 e o seu site, www.chrysler.com.br.
24 de mar. de 2011
|
23:25
Henrique Rodriguez
, Posted in
BMW
,
SEGREDOS
Faltando ainda alguns meses para a apresentação do novo Série 3 – o que deverá acontecer no Salão de Frankfurt - a BMW revelou um vídeo com um video-teaser da nova geração do sedã, que mostra seus exterior e o interior, inspirado no SUV X3. Sua versão GT foi flagrada em testes.
A nova geração do Nissan Tiida está prestes a ser revelada. O Joke for Blog fublicou flagras do modelo, que tem linhas muito mais agradáveis do que a atual geração, e lembra outros carros da marca, como o crossover Qashqai.
Por Fernando Calmon O ano de 2011 começou bem, mas ninguém conseguiu ainda polir a bola de cristal para tentar uma previsão confiável do aumento de vendas sobre 2010. Por enquanto, a Anfavea ainda sustenta os 5% de crescimento, mas promete fazer uma revisão em breve, possivelmente para cima. O que dificulta é o número de dias úteis no primeiro bimestre pelo efeito de sazonalidade. Embora janeiro-fevereiro deste ano tenha crescido 15% sobre igual período de 2010, a referência diminui para 8% quando se consideram os dias efetivos de vendas.
Enquanto o caminhão leve HD 78 começa a ser montado pela CAOA em Anápolis (GO) no próximo mês de abril, ao ritmo de 100 unidades por mês, em 2012 acontecerá o mesmo com o Hyundai IX35. Foi o que informou a jornalista Cleide Silva, do Estado de São Paulo.
A Fiat se preparava para realizar a primeira reestilização do sedã médio Linea no final deste ano, no entanto, as alterações foram adiadas para 2012, quando será lançada a linha 2013. Ainda assim, nos próximos meses, com a chegada da linha 2012 o Linea ganhá novas opções de acabamento interno e novas rodas.
Lançado em 2008 no Brasil, o Fiat Linea não vendeu como deveria, em parte, deviao ao motor 1.9. Em sua próxima geração o sedá passará por alterações na dianteira, traseira e no interior, que receberá um novo painel.
Começe a juntar seu dinheiro. O novo superespotivo da italiana Pagani teve seu lançamento no Brasil confirmado para 2012. Falo do Pagani Huayra, uma das principais atrações do Salão de Genebra que aconteceu no início do mês. Segundo a Autoesporte, o modelo chegará custando R$ 4 milhões.
A Citroën tenta novamente manter o Xsara Picasso em alta no mercado lançando a série especial Movie. Pelos mesmos R$ 53.990 da versão de entrada, a série traz DVD player, rodas de liga leve e rádio CD player, revivendo a série Avatar lançada em meados do ano passado.
Finalmente, após anos sendo tratado como conceito, o Fisker Karma começa a ser montado na Finlandia pela Valmet Automotive, empresa que fabrica carros para outras marcas, como Porsche e Aston Martin. O primeiro sedã esportivo que segue o conceito range extended será lançado no mês que vem.
A Hyundai, hoje a maior importadora de veículos, não quer perder o foco no Brasil, e se prepara para lançar vários modelos no segundo semestre deste ano. A novidade na lista é o cupê Veloster, apresentado em janeiro, durante o Salão de Detroit, e o Elantra só chega em 2012.
A Toyota está lançando a linha 2012 do seu carro-chefe, o sedã médio Corolla. O modelo passou por uma leve remodelação para manter-se apto a segurar a primeira posição do segmento mesmo com a chegada do Renault Fluence, Peugeot 408 e Volkswagen Jetta,que será lançado em breve.
Entre os lançamentos da Chevrolet previstos para o Brasil até 2012, o compacto que nascerá do Projeto Ônix é o mais misterioso. Tivemos acesso a algumas informações que revelam que quem cederá seu projeto ao novo modelo será o Opel Agila, e não o Chevrolet Spark (que acaba de ser lançado na Argentina, importado da Coréia) ou Chevrolet Sail, como era cogitado.
Não há duvidas de que existe demanda para novas tecnologias no Brasil. Mas até onde vai esse interesse? A presença de carros elétricos no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2010, mostrou que as montadoras estão dispostas a introduzir uma nova tecnologia no mercado predominado por modelos movidos a gasolina ou etanol. Segundo o site Blogauto, o empresário Eike Batista estaria estudando produzir um elétrico da Nissan no Rio de Janeiro.
O modelo seria o LEAF (já vendido nos EUA) ou um novo modelo elétrico da marca. Eike anunciou no ano passado seu interesse em abrir uma fábrica de carros elétricos. O governo do Rio de Janeiro está estudando isenções de impostos para a abertura da fábrica, que ficaria na cidade de São João da Barra.
A título de curiosidade, seria a segunda fábrica de automóveis do Rio de Janeiro (cuja marca está presente no Brasil). A outra pertence ao Grupo PSA, em Porto Real, onde boa parte dos carros da Citroën e Peugeot são fabricados, e uma das várias fábricas a serem abertas futuramente no Brasil (Fiat, Toyota e Hyundai são alguns exemplos).
Baseando-se nos últimos flagras e informações do novo sedã compacto da Chevrolet, Cobalt (ex-GSV), o Autos Segredos atualizou sua projeção do modelo. O Chevrolet Cobalt será produzido na fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP) e será lançado no segundo semestre com preços partindo dos R$ 38 mil (já com algum equipamento, claro).
Um dos superesportivos da Porsche mais esperados dos últimos tempos, recebeu sinal verde para alcançar a linha de produção. Falo do híbrido Porsche 918 Spyder, que, inclusive, já pode ser encomendado pela “módica” quantia de 645.000 euros.
A Land Rover está lançando no Brasil a série limitada Black and White do Discovery 4, lançada no início do mês durante o Salão de Genebra. Das 1.717 unidades que serão produzidas, 100 serão embarcadas para o Brasil .
Há anos a Chevrolet S10 clama por uma substituta, e a hora de ela se aposentar está cada vez mais próxima. E hoje, com a proximidade da abertura do Salão de Bangkok (Tailândia) que acontece nesta sexta-feira, a Chevrolet apresentou o conceito que dará vida à nova S10, a Chevrolet Colorado Show Truck.