Os 10 carros mais feios que você pode comprar
2 de jan. de 2011
|
23:07
Henrique Rodriguez
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BRASIL
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RENAULT
Nosso país conquistou o posto de 4° maior mercado de automóveis do mundo em 2010, ano que também foi um dos que mais modelos foram lançados. Em meio a tanta diversidade de carros e versões, há sempre algumas que não agradam; seja pelo pacote de equipamentos, seja pelo visual.
Mas, por mais que o carro ofereça muito e seja bom, sua aparência é um fator determinante na compra. O visual é o cartão de visitas de um carro, e às vezes é responsável por passar um aspecto diferente da proposta do carros, o que pode dar certo ou não. Mas normalmente o que estraga mesmo um carro são as reestilizações. Abaixo há uma lista de carros que conseguiram ser piorados, e outros que já nasceram sem o dom da beleza:
Chevrolet Classic
O Classic é um veterano no nosso mercado, e antes de mais nada, um carro justo para o que custa. Mas, a reestilização pela qual ele passou ele passou em 2010 não caiu bem. Esse visual importado da China - que era da geração anterior do Chevrolet Sail – não o lhe deu aspecto atual na linha da Chevrolet e por alguns ângulos parece ter encolhido o carro. As lanternas traseiras que avançam sobre a tampa do porta-malas ficariam melhor em um carro mais largo.
Mahindra SUV e Pick-Up
Os carros da indiana Mahindra são montados no Brasil e estão à venda por aqui desde o início de 2008, mas é capaz de você nunca ter visto um. A única vez que vi, um carro dela nas ruas foi um SUV no fim de 2008 (no interior do Ceará). Os carros dela não pecam em acabamento, não pecam em robustez…. Mas você viu alguma beleza? Até a sombra ficou com medo…
Chevrolet Agile
A atual identidade da Chevrolet é a grade dianteira dividida com o logotipo no meio. No desenvolvimento do Chevrolet Agile, alguém decidiu que caberia a esta grade dar ares de robustez. O resultado todo mundo conhece: um carro modernos e espaçoso que tem uma grade de caminhão – que coube melhor na Montana.
Renault Symbol
O Renault Clio Sedan foi um dos carros mais feios vendidos no Brasil. Em 2009 a Renault finalmente descobriu isso e resolveu dar vida nova ao modelo, o reestilizando totalmente. O Resultado é o Symbol, um carro que quando você olha de frente pensa que é um carro maior, e quando olha por trás parece que é um carro menor. Mesmo que custe “pouco” pelo que oferece, ele nunca obteve boas vendas aqui no Brasil.
Ford Ka
A primeira geração do Ford Ka apenas era esquisita – e apertada por dentro – , mas até era simpático. Após a reestilização – tardia – de 2007 ele se tornou desproporcional. A frente longa não combina com a com a traseira – que lembra um inseto –, e o que piora a situação é a traseira sempre parecer estar arriada, como se tivesse 2 sacos de cimento no porta-malas (será que cabe isso nela?).
Fiat Strada Adventure Cabine Dupla
Assim como a Strada Working Cabine Dupla, a Adventure Cabine Dupla não consegue fazer com louvor nada a que se propõe: mal carrega 4 pessoas e seu espaço para carga é menor do que o porta-malas do Siena. A diferença é que a Adventure tem quilos a mais de plástico, que a deixam parecendo um sapo. Um sapo que é um "pato”, que não voa nem anda direito.
Nissan Livina X-Gear
A Livina é um ótimo carro para quem busca um bom espaço, desempenho razoável e bom pacote de equipamentos por um bom preço. Mas sua proposta nunca seria o Off-Road. Mas em algum lugar a Nissan enxergou um carro que pode ter uma proposta de off-road leve e lançou a versão X-Gear. A diferença? Basicamente só plásticos e adesivos.
Chevrolet Meriva GEO
No final de 2009 a Chevrolet resolveu lançar pacotes de personalização para o Corsa, Celta e Meriva, que seriam vendidos em concessionárias. Os dois primeiros com propostas esportivas, nada mal, mas a Meriva teria um Kit off-road batizado de GEO. Quem em sã consciência pagaria R$ 2.990 para que sua Meriva ganhasse para-choques sem pintura, adesivos pretos nas colunas, ponteira de escapamento cromada, faixas adesivas na lateral e faróis com máscara negra? Eu nunca vi uma Meriva assim!
Chana Family
O que pode ser pior para um carro do que ser fabricado por uma montadora novata no país, chinesa, com um nome um tanto sugestivo e ter um motor 1.0 de 48cv? A resposta: 2 aerofólios. Se um dia você tiver
Peugeot 207 Escapade
Não é preciso entender muito de carro para notar que a família 207 é a mesma 206 com a frente disfarçada com o visual do Peugeot 207 europeu, o que o torna uma suave gambiarra. Para piorar a traseira que não se entende com a frente, a Peugeot resolveu lançar a versão Escapade, com proposta off-road (perceberam que o normal é que essas versões estraguem o carro?). Além de ganhar pneus de uso misto, molduras na caixa de roda, um plástico prateado na base do para-choque frontal, a Peugeot resolveu colocar umas bregas lanternas descoloridas e fumê. Hoje a 207SW vende menos que a velha Parati, e a versão Escapade tem pouca representação nos números…
Bônus: