Novo Lupo: O novo popular da Volkswagen no Brasil
A Volkswagen pretende, até 2018, tornar-se a maior montadora do mundo, com vendas de mais de 10 milhões de unidades por ano. Sendo assim é necessário um carro barato que possa atingir alto volume de vendas, auxiliando na conquista do 1º lugar do ranking. Aqui no Brasil teremos o Lupo como primeiro representando desses modelos.
O carrinho foi antecipado pelo conceito Up!, que possuía motor traseiro e a proposta de ser o “novo Fusca”, sendo acessível a todos. No entanto, o Lupo chegará com motor dianteiro, utilizando a plataforma AA, mais barata que a MHB. A plataforma AA, também conhecida por NSF (New Small Family, ou Nova Família Pequena)( é originada na PQ25, do atual Polo europeu. Além do Lupo outros modelos do grupo farão uso dela, incluindo as próximas gerações de Gol e Fox, além do Arosa, da Seat, do City, da Skoda e talvez um Audi, que seria movido exclusivamente por eletricidade.
O Lupo será destinado aos consumidores dos segmentos C e D, que terão sua importância no mercado aumentada consideravelmente nos próximos anos, segundo o próprio Thomas Schmall, presidente da VW Brasil. Hoje temos 15 plataformas no grupo, que serão resumidas a quatro, AA, MQB (carros médios e médios-grandes, com motor transversal), MLB (carros grandes com motor longitudinal), e MMB, com motor central. A MQB será utilizada em 43 modelos, incluindo um A3 Sedan inédito na Audi e o Golf. Como apenas a AA será feita no Brasil futuras gerações do hatch médio da VW virão do méxico.
As projeções que acompanham este texto são da revista quatro rodas, baseadas em documentos oficiais. As informações que temos sobre as dimensões são de 3,45 metros de comprimento, 1,63 da largura e 1,50 de altura, dimensões semelhantes à de um Kia Picanto. Parece pequeno demais, mas as outras quatro grandes montadoras no Brasil já trabalham em veículos semelhantes, com isso esse mercado deverá receber bastante atenção no futuro, como aocnteceu recentemente com os sedãs e acontece hoje com os crossovers.
Considerando o Up! Como base temos um carro semelhante, porém com menos extravagancias, como no caso da tampa do bagageiro, que será de metal e video, e não apenas vidro. Os retrovisores serão os mesmos do Fox e do Gol. O baixo custo de produção obtido com a nova plataforma ajudará a deixar o preço inicial do carrinho abaixo dos 20.000 reais, segundo estimativas. Portanto acredite, essas rodas ficarão para as projeções.
Seu alvo será o mercado de entreada numa faixa próxima aos R$ 20 mil, até os 30 mil. Entre os 30 e 40 a missão será do Gol, acima disso teremos o Fox e como hatch top o Golf. O Polo ganhará reestilização por aqui mas não uma nova geração, e sairá de cena com a chegada das novas gerações dos modelos citados acima.
Fonte | Revista Quatro Rodas