JAC se prepara para começar a vender no país em março
A JAC Motors, de origem chinesa, já tem a data marcada para iniciar suas vendas no Brasil: 11 de março de 2011. A montadora investiu R$ 65 milhões em publicidade, o que deve garantir uma solidez até agora não tão presente nas demais montadoras chinesas que vendem seus carros no mercado brasileiro. Além disso, estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público no dia 27 de outubro.
A marca virá através da rede de concessionárias SHC (englobando Citroën, Jaguar e outras fabricantes), presidida por Sérgio Habib, ex-presidente da Citroën do Brasil, e ocupará a faixa de preço entre R$ 35 mil e R$ 60 mil. Os primeiros a chegarem em terras brasileiras serão o hatch J3 e a minivan J6.
Ambos com um design original e agradável, serão equipados com um motor 1.4 de 103 cv e um 2.0 de 136 cv, respectivamente.
Ambos os propulsores estão passando por um processo de tropicalização. O J3 contará com equipamentos como ABS, EBD, faróis com regulagem elétrica e entre outros. Já a J6 contará com todos os equipamentos acima somados com rodas de liga leve e a opção de dois lugares adicionais, totalizando sete.
Explorando a categoria dos sedans, logo após a minivan J6, será lançado o J3 Turin, a versão sedan do hatch J3. O sedan terá um porta-malas com 380 litros de capacidade.
O próximo será o sedan médio J5, com um motor 1.5 de 106 cv, e equipamentos como retrovisor interno antiofuscante e rádio CD Player com leitor MP3 e entrada USB.
A marca parece ser uma boa opção. Seus carros são bem equipados e relativamente bonitos. O preço, porém, parece não encaixar. Uma avaliação mais extensa, como a de uma revista, após todos os processos de tropicalização feitos pelas montadoras automobilísticas, poderá dar o veredicto final.