Hyundai/CAOA mente novamente em suas propagandas
O Hyundai i30 2011 chegou às concessionárias no início do mês. O editor Johanns e eu (Henrique), estivemos em uma concessionária Hyundai e vimos de perto o modelo. O único jeito de diferenciar é olhando os faróis, os do 2011 tem máscara negra, como você pode comparar abaixo:
Fácil de notar, não? Mas a CAOA, empresa responsável pela importação dos Hyundai, está tentando ludibriar o consumidor, novamente, nos anúncios do i30 2011. Tanto na TV e como em revistas de grande circulação é dito que o modelo 2011 teve “mais de 50 itens aperfeiçoados”. Até aí tudo bem. Um carro pode ter mais de 5.000 componentes. Mas a tentativa de enganar o consumidor vem depois.
Novo sistema de som, novo ar-condicionado digital, novo câmbio automático, novo computador, novo ESP (controle de estabilidade), nova suspensão, novas rodas aro 17, maior distância entreeixos e até novo motor 2.0 são alguns dos itens citados como novidade nas propagandas, mas que na realidade não mudaram.
O câmbio automático é o mesmo de 4 velocidades - tratado como multimarchas, talvez porque os concorrentes tenham 5 – , o motor é o mesmo 2.0 16v DOHC a gasolina com 145cv a 6.000 rpm, as rodas são as mesmas com filetes cromados de 17 polegadas, o entreeixos de 2.65m foi mantido, o sistema de som e o computador de bordo também são os mesmos. O ESP e a suspensão podem ter no máximo um novo ajuste…
O mais interessante é que o comercial do modelo 2011 (acima) compartilha tomadas de imagens com o comercial de lançamento. Isso não se faz com o consumidor, e a CAOA sabe disso por ter experiência no assunto, mas é menos mal que apenas os faróis tenham mudado. Afinal como você se sentiria se seu carro novinho, lançado no país em junho do ano passado, estivesse recebendo um motor e câmbio inteiramente novo, e tivesse mais espaço interno devido a um ganho no entreeixos?
O Hyundai i30 vendido no Brasil vem da Coréia do Sul. Entretanto, as unidades vendidas na Europa, fabricadas na República Checa passaram a pouco tempo por uma leve reestilização, principalmente na parte dianteira. Mas nada além disso, como você confere nas imagens acima. Nem podem dizer que se confundiram… O CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) está de olho.