Governo anuncia interesse em criar montadora nacional; carros elétricos impulsionam ideia
O Governo brasileiro está analisando a possibilidade de criar uma montadora nacional, nos moldes da Embraer, a Empresa Brasileira de Aeronáutica. A recente questão dos carros elétricos trouxe projetos para a pauta do governo, que apenas agora declarou o interesse na criação de uma montadora nacional, cujo projeto foi idealizado em 2009.
Atualmente dominado por montadoras multinacionais, o Brasil não tem muitos exemplos de carros elétricos a venda. Inclusive, só há um – o Reva i, que custa 70 mil reais. Há projetos como os da Fiat, que testa a Palio Weekend elétrica e já testou o Palio elétrico. Sergio Rezende, ministro de Ciência e Tecnologia, defende o aplique de dinheiro público para pesquisas da tecnologia dos carros elétricos. Segundo ele, há uma grande oportunidade para as empresas nacionais entrarem no negócio.
O presidente do BNDES, Luciano Countinho, afirmou que o banco deverá ter papel de destaque na introdução de veículos elétricos no mercado automotivo brasileiro, não apenas financeiramente, mas também com participação acionária nas empresas. Ainda segundo ele, a venda de veículos elétricos no país pode ser uma ótima oportunidade para a entrada de outros players na indústria automotiva nacional, e que os carros elétricos poderão provocar profundas mudanças na indústria automotiva e também nas oportunidades para a produção local.