Carros importados dos Estados Unidos sofrerão aumento na aliquota de importação
As montadoras tentaram evitar, mas caso o Brasil e os Estados Unidos não entrem em um acordo dentro de 30 dias vários produtos importados dos EUA terão a aliquota de importação aumentada, por causa dos subsídios aos produtores de algodão que não favorecem o Brasil.
A OMC (Organização Mundial do Comércio) autorizou a retaliação em produtos importados dos EUA para compensar perdas de exportação. Dentre os vários produtos “Made in Usa” importados, estão pneus (de 16% para 32%), motos e automóveis (35% para 50%).
Entretanto, dentre os automóveis, a medida pode afetar o lançamento do Chevrolet Malibu, que deveria ser lançado neste semestre e é fabricado nos EUA. Se a aliquota de 50% entrar em vigôr, importaçãodo Malibu será cancelada por causa do preço. Os 35% já é um empecilho, já que seus concorrentes, o VW Jetta e o Ford Fusion, são fabricados no Mexico e chegam aqui sem pagar imposto.
Quem também sofrerá serão os alemães da BMW e Mercedes-Benz, além da americana Jeep. As alemãs trazem de lá os jipões de luxo X5, X6, ML e GLK, e o roadster Z4. No caso da Jeep, dos 5 modelos oferecidos por ela aqui no Brasil, 4 são importados dos Estados Unidos. Só em 2009 cdhegaram ao Brasil 2.141 veículos dos EUA.