Volkswagen Amarok é finalmente lançada
Apenas hoje a Volkswagen revelou todos os detalhes da Amarok, sua primeira picape grande, em um evento de apresentação simultânea da picape para a imprensa mundial em Bariloche na Argentina e em Hannover na Alemanha.
Após 5 anos de desenvolvimento, muitos flagras e especulações, quase tudo sobre ela foi revelado. Resta apenas um fator que se alto, pode acabar com tudo, o preço. Como o alvo é a Toyota Hylux, o preço não deve/pode exceder os R$ 120 mil.
Fabricada na Argentina, a Amarok chega ao mercado brasileiro em março, primeiro na versão cabine dupla Highline. Segundo a Volkswagen, sua segurança e conforto, são tais como os de automóveis de passeio. O habitáculo é o maior da categoria, e o aproveitamento do motor também.
Ela é a primeira picape do mercado com motor biturbo. Adepta à tática de downsizing, seu motor é um 2.0 TDI de última geração com injeção common-rail e um câmbio manual de 6 velocidades de engates precisos. Ele gera 163 cv e impressionantes 40,7 kgfm de torque em apenas 1.500 rpm (o 3.0 da Hilux gera 163cv e 35kgfm de torque). Outra coisa que também impressiona é o consumo, 13,1 km/l de Diesel (em 4x2), ótimo para o segmento. Com velocidade máxima de 181 km/h (em 4x2) ela acelera até 100 km/h em 11,1 segundos.
De série a Amarok Highline chegará com com tração 4x4 não permanente (4Motion), retrovisores parcialmente cromados, ar condicionado automático (Climatronic), sistema de som com visor touch screen e CD-Changer para 6 discos, revestimento dos bancos em couro e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Em matéria de segurança ela terá airbag duplo, cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros, controle de estabilidade (ESP, opcional), bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), o controle de tração (ASR), Hill Hold Assist, que aciona os freios automaticamente, e o sistema de freios ABS adaptados a condições off road exigentes.
A Amarok pode carregar pouco mais de 1000kg em sua caçamba e puxar 2.8t no reboque. Os preços oficiais dela só deverá ser revelado quando começar a ser vendida por aqui. As cores disponíveis serão “Branco Cristal,” e “Verde Tropical ”, “Prata Vegas”, “Prata Sargas”, “Cinza Iron”, “Azul Island”, “Marron Safari”. A opção perolizada é a “Preto Mystic”.
A produção em série da Amarok já começou na fábrica argentina de Pacheco, próximo de Buenos Aires, de onde será exportada para todo o mundo. Em breve chegam novas versões, com motor diesel 2.0 turbo, de 122 cv, ainda neste ano, e flex, ainda sem data divulgada. A versão cabine simples só será vendida no primeiro semestre de 2011.