Tecnologia e automóveis: uma evolução conjunta em prol da mobilidade
Desde o início da década de 1990 a Informática e as tecnologias mais avançadas como os telefones celulares vem crescendo constantemente, oferecendo novos empregos e uma tecnologia sem igual, que conquistara milhões de consumidores no mundo. No início, o fundamental era apenas telefonar, hoje, fazer chamadas já é algo secundário em um aparelho que já acessa seus e-mails, redes sociais e é uma central de entretenimento portátil. Cada vez mais, o aparelho acumula mais funções.
E o mesmo está acontecendo no setor automobilístico. Na vida moderna, se afastar da tecnologia é algo muito difícil, e como não se pode usar o celular enquanto se dirige (pelo menos não legalmente), coube ao sistema de som acumular tais funções para se adequar à necessidade de mobilidade de seus passageiros.
Há algum tempo, um aparelho que tinha um sistema FM Stereo era o top de linha, e com o tempo ganhou CD, DVD, GPS, e hoje, através da tecnologia Bluetooth pode funcionar como um aparelho celular, usando o celular como antena. Em alguns sistemas de novos veículos, a Internet se faz presente no sistema. Na verdade, tudo - ou praticamente tudo - atualmente gira em torno da Internet.
A Peugeot percebeu isso, e se tornou uma das pioneiras no serviço de internet sem fio dentro dos automóveis. Na última edição do Salão de Frankfurt a montadora apresentou a minivan 5008, modelo com acesso a tecnologia 3G ligada a uma unidade de internet sem fio. Uma entrada USB recebe o cartão SIM, o chip da operadora para oferecer a internet de maneira contínua.
Este equipamento já é oferecido como acessório para os veículos da marca. A comodidade de usar um notebook de dentro do carro trará vantagens para todas as pessoas, desde jovens e crianças que ficarão jogando online até executivos que precisam se conectar de qualquer lugar. A Ford possui algo ainda mais avançado e interessante.
Fazer pesquisas, fazer novas amizades, realizar trabalhos, se comunicar com outras pessoas no meio profissional, tudo isso é necessário no mundo de hoje. E porque não fazer isso dentro de seu carro ao ir para o trabalho? Isso é possível com o sistema Ford Sync, desenvolvido em conjunto com a Microsoft. Ele reproduz MP3, rádio e possui GPS, tudo comandado por voz – em inglês, claro – ou por toques em sua grande tela touch screen.
Ele chegou ao mercado em 2008, e está disponível no Brasil nos Ford Fusion e Edge. A nova geração do Sync foi apresentada no início de janeiro. Dentre as inovações está a sincronização do automóvel com qualquer dispositivo Bluetooth e o acesso a todos os aplicativos compatíveis desses gadgets, ouvir rádios on-line e, talvez o mais legal de tudo, acessar o Twitter, Facebook e sites similares, podendo os atualizar via comando de voz.
A Kia também se uniu à Microsoft, e criou o UVO. Com ele também é possível acessar conteúdo de mídia e se conectar com as pessoas por meio de comandos de voz. O diferencial é que ele é mais rápido e interativo. Você pode fazer perguntas como "O que está tocando?", obtendo respostas por falas, sem a necessidade de leitura, o que poderia desviar a atenção do condutor na estrada. Ele chega ao mercado ainda esse ano a bordo do novo Kia Sorento.
Essas tecnologias que lhe permite ter tudo em suas mãos, interligando vários sistemas na internet são chamadas de Cloud Computing. Um exemplo na internet é o Google Docs, nele você pode armazenar seu documento na rede, podendo ser acessado a qualquer minuto na Internet e convidar amigos para ver o documento que você deseja.
Tomando a nova geração do Ford Sync como exemplo: sem um sistema operacional, com ele você pode acessar a Internet de qualquer lugar a qualquer hora, e com isso ouvir rádios e entrar em redes sociais não sendo necessário um Disco Rígido para armazenamento, mas ele depende de sistemas presentes na internet .
Se no começo o hábito de ter um celular era apenas para realizar ligações (até mesmo pelas limitações tecnológicas da época), hoje já se pode ler e-mails, escutar música e até usa-lo como cartão de crédito. A evolução do celular não acabou, assim como a dos sistemas automotivos. Em breve, a tecnologia embarcada em sistemas como o UVO e o Sync poderão ser o diferencial na venda de um automóvel, e o mesmo ter a função de transporte como algo secundário.
Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro