O avanço da Volkswagen em 2009

Fox1[3]

A postagem estava programada para o dia 1º de dezembro, mas um dia de atraso não faz mal. Estamos no último mês de 2009. Vejamos nossa visão de mercado na Volkswagen em dezembro de 2008: o Gol G5 havia sido lançado há pouco tempo, e não haviam informações concretas sobre a Nova Saveiro e o Novo Fox. Amarok, então, era apenas um conceito.

Vamos retornar ainda mais, para antes do lançamento do Gol G5, que à época era chamado de Gol NF (Neue Familie, ou Nova Família em alemão). A expectativa era grande, o Gol G4 já não agradava mais (e nunca agradou, com seu acabamento reprovado por muitos donos e sites especializados). A curiosidade de um carro novo acabara com o vazamento das fotos do Novo Gol no dia 23 de junho.

Voyage1

Nunca a Volkswagen desejara tanto o fígado de certas pessoas, mas isso é um outro assunto completamente desnecessário. O "boom" do vazamento das fotos foi, publicitariamente falando, muito melhor que fotos oficiais no I-Motiondia do lançamento.

Passado o alvoroço, vieram algumas críticas. Nada demais pois, na minha opinião, fora um dos mais belos Volkswagen produzidos no Brasil. Logo após, ressurgiu das cinzas o Voyage, após muita polêmica sobre seu novo nome, que poderia ser Gol Sedan ou Luna, que acabou vindo como Voyage, para a felicidade de muitos fãs da montadora.

Logo após, veio a Saveiro. Não foi o mesmo alvoroço que no lançamento do Gol G5, pois a dianteira já era conhecida, mas a traseira impressionou muitos – positivamente e negativamente. Eu, que entrei em uma na semana do lançamento, gostei do resultado final.

Eis que surge o câmbio I-Motion, disponível no Polo, Gol e Voyage. O I-Motion é um câmbio automatizado, "concorrente" do Dualogic da Fiat e do Easytronic, da Chevrolet.

FoxTrend1

Passado o lançamento da Saveiro e do I-Motion, a Volkswagen retornou ao seu cantinho no mercado brasileiro, até que estourou, literalmente, o escândalo dos motores 1.0 VHT, com riscos de explosões e entre outros problemas, o que afetou e continua afetando as vendas da marca. É lançado o Agile, da Chevrolet, o principal concorrente do Novo Fox, que nem havia lançado.

Quase um mês depois o Novo Fox é revelado, com a tentativa fracassada de ofuscar o modelo da Chevrolet (pelo contrário, os dois foram comparados com outros modelos como Sandero e não perderam destaque, embora o Agile tenha saído na frente neste quesito).

CrossFox 2010 (9)[4]

O Novo Fox por si já é inovador: largou sua cara de bonzinho para uma de invocado, interior refinado (podendo ter volante do Passat CC), câmbio I-Motion como opcional, e além de tudo isso, é a cara do Novo Polo europeu. E isso é bom, haja vista que o Novo Fox básico não custa uma fortuna e não substituiu o Polo como muitos temiam. A Volkswagen começa a evoluir no mercado brasileiro. 

Não posso deixar de dar espaço ao CrossFox que, embora seja mais Fox do que Cross, evoluiu e está mais bonito e "limpo" que o anterior. Em geral, ficou muito bonito, assim como o Fox. A SpaceFox permanece a mesma até agora, mas a nova promete: lanternas em leds poderão~ser destaque no modelo.

space final copy[10][19]

O último lançamento, não menos importante, é o da Amarok. Embora muitos flagras tenham sido feitos recentemente, a imagem oficial sempre é essencial para um veredicto final. E, convenhamos, a picape ficou espetacular! Design refinado, limpo e ao mesmo tempo agressivo. Mas acima de tudo, sóbria. Ela ainda não foi lançada, mas após a chegada da Volkswagen no mercado de picapes médias e o "boom" da imprensa automotiva, a picape deve fazer sucesso, embora as expectativas de preço preocupem muita gente (entre R$ 80 mil e R$ 120 mil).

Amarok1

Termino o texto por aqui. Espero que tenham gostado, e fiz um breve resumo do avanço da Volkswagen nos últimos meses, mesmo com os escândalos. A montadora até agora está de parabéns e, com exceção dos motores, só tem adquirido comentários positivos de grande parte da imprensa automotiva. E ela deve continuar assim, afinal ano que vem a Volkswagen terá 13 lançamento. Ela – e nós, consumidores – só teremos a ganhar.

Amarok2Amarok3

Veja também | Vem aí Saveiro automatizada, Novo Gol GTi e duas portas, Volkswagen anuncia investimento de R$ 6,2 bi para o Brasil nos próximos 5 anos.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme