Novos flagras do novo compacto da Fiat
O ano de 2009 está na reta final, e um dos segredos que permaneceram foi o do novo compacto da Fiat. Até então arriscava-se que o modelo seria um substituto do Fiat Mille, que por causa da adoção de Aibags de série a partir de 2014 deixará de ser produzido ao final de 2013. No entanto, segundo um dos maiores caçadores de segredos da Fiat, Marlos Ney Vidal do blog Autos Segredos, esse compacto deverá ser mesmo é um concorrente do Volkswagen Fox, se posicionando entre o Palio e o Punto.
Como mostram as fotos feitas por Bruno Freitas do blog Motor Gerais, o novo Fiat já usa seus próprios faróis. Ele já está começando a perder sua camuflagem, afinal já faz quase 6 meses que ele roda desse jeito. No início de 2010 ele já deverá estar rodando com a camuflagem de “zebrinha”, e seu lançamento está programado para abril.
Dessa vez já deu para ver como será o interior do modelo. O motorista bem que tentou coibir, gritando e buzinando, mas Marlos conseguiu fazer as fotos do modelo. O painel não lembra o de outro modelo da Fiat, mas para não elevar os custos, as alavancas de seta e do limpador de para-brisa serão compartilhados com a família Palio.
Interessante é que o volante é igual ao do Fiat 500, porém, mais simples. O quadro de instrumentos possui o computador de bordo no centro, algo parecido com o do Chevrolet Agile. No lado esquerdo ele terá um porta-luvas, e logo acima um porta objetos. Abaixo das saidas de ar, redondas como na Dobló, estão os comandos do computador de bordo.
Este novo modelo terá uma ampla lista de ítens opcionais, mas uma coisa que pode estragar a proposta de competir mercado com o Fox é a linha de motores, que segundo as últimas informações, serão os 1.0 e 1.4 Fire (75 e 86cv), ainda que haja alguns protótipos rodem com o novo motor 1.4 Tritec, uma boa arma, já que o Fox possui opção 1.6 (mas que corresponde a apenas 8% das vendas…).
Você que chegou até aqui, deve ter percebido que eu evitei de chamar o modelo de “novo Uno”, como acontecia até agora. Pela proposta do modelo, e pelos nomes que a Fiat já registrou, as chances de ele recuperar o velho nome são remotas. A Fiat registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), os nomes Mickey, Michi, Miki (e outras derivações do nome do personagem de Walt Disney), mas um dos nomes mais cotados é Topolino (Nome do Mickey na Itália), que foi usado por um antigo modelo vendido na Europa entre 1937 e 1955.