Volkswagen assume defeito nos motores 1.0 VHT
Após anunciar em agosto um recall dos modelos Novo Gol, Fox e Voyage 1.0 por dificuldades nas partidas a frio, a VW voltou a detectar problemas com os mesmos motores. Desta vez, há cerca de 300 casos conhecidos pela VW, de que os clientes se queixam de um barulho alto e repetitivo, muito parecido com o de uma máquina de costura.
Até hoje o defeito foi solucionado com a troca do motor. Hoje, em nota, a Volks se manifestou dizendo que o pproblema é gerado pela perda das propriedades lubrificantes do óleo usado, em função da ação do álcool combustível.
A Volkswagem já conhece cerca de 300 casos com o defeito, que tem sido solucionado pela troca do motor na rede de concessionários. Até hoje foram produzidos cerca de 300 mil unidades do motor 1.0 VHT (EA-111), que equipa o Gol, Voyage, Fox e até mesmo o Novo Fox, lançado hoje.
“Esse fato foi gerado pela alteração, determinada pela própria fábrica, da especificação do óleo para o primeiro abastecimento, visando melhorias no motor VHT, introduzido em abril de 2008”, diz a VW em nota.
Para solucionar essas ocorrências, a Volkswagen voltará a utilizar a especificação anterior do óleo lubrificante, e, qualquer defeito gerado por esse problema será solucionado pelas concessionárias, sem qualquer gasto para o cliente.
Essa perda de lubrificação faz peças móveis do motor, como o virabrequim e as bronzinas. No entanto, a Volkswagen se dispôs a estender “o prazo de garantia dos motores VHT 1.0, produzidos desde abril de 2008, de 3 para 4 anos, como prova da confiança na segurança, qualidade e durabilidade de seus produtos”. Qualquer defeito apresentado devido a esse problema será solucionado pela montadora.