GP do Brasil – Webber vence mas título mundial vai para Button, Barrichello termina em 8°
A empolgação dos brasileiros com a pole position de Rubens Barrichello no GP do Brasil não foram suficientes para a vitórias do piloto no Brasil. Um pneu furado nas voltas finais, fez o brasileiro parar pela terceira vez no Pit Stop, acabando de vez com sua estratégia e com suas chances de receber o título mundial da F1.
Jenson Button fez uma corrida impecável. O inglês largou em 14º e terminou em quinto lugar, posição que lhe sagrou o campeão de 2009. Além disso, sua equipe, a Brawn GP recebeu o título do Mundial de Construtores. Agora resta a Barrichello, agora com 72 pontos, competir com Vettel (74 pontos) pela segunda posição do Mundial.
Ofuscado pela decisão do Mundial de F1 no penúltimo GP, o australiano Mark Webber, da Red Bull, foi o vencedor do GP do Brasil. Robert Kubica, da BMW, chegou em segundo, seguido por Sebastian Vettel, também da Red Bull, Kimi Raikkonen (Ferrari), Sébastien Buemi (Toro Rosso) e Barrichello(Brawn).
O início da corrida foi complicado. Jarno Trulli (Toyota) e Adrian Sutil (Force Índia), bateram e deixaram a corrida. O piloto da Toyota foi tirar satisfação com o alemão da Force Índia, e reclamou que o italiano teria influenciado em seu abandono do GP do Brasil. O alemão, por sua vez, tentou amenizar toda a situação.
No mesmo acidente, o carro de Sutil ainda atingou o de Fernando Alonso, que rodou e abandonou a disputa. E não parou por aí. Nos boxes ainda ocorreu outro incidente: Kovalainen arrancou com a mangueira de combustível e provocou um princípio de incêndio que atingiu o carro de Raikkonen. Todo esse caos fez com que o Safety Car entrasse na pista, onde permaneceu por 4 voltas.
Na relargada, Rubinho manteve a primeira posição. Button avançou, chegando ao sétimo lugar. Na 21ª volta, Barrichello foi pela primeira vez para os boxes e voltando em 10º. A partir daí Webber passou a liderar a corrida. Button foi para os boxes na 29ª volta e voltou em 10º. Nesse momento, Rubinho estava em 6º.
Mais pesado que os outros pilotos, Rubinho teve dificuldades para ultrapassagens e retomada das primeiras posições. Na 43ª volta, ele estava em terceiro, atrás de Kubica e Webber. Button estava logo atrás, em quarto. O brasileiro voltou aos boxes na 50ª volta e retornou em sexto. A partir desse momento, Webber assumiu a liderança, onde se manteria até o fim.
Na 54ª volta, Button fez sua segunda parada. Ao voltar, caiu para sétimo lugar, ainda assim, mantinha as chances de ser campeão. Na volta de número 61, Barrichello reclamou de um problema na roda dianteira direita e deixou Lewis Hamilton ultrapassar. O brasileiro estava com o pneu furado e precisou ir para os boxes. Isso acabou de vez com suas chances de título.
Ao término da corrida, Felipe Massa deu a bandeirada final para Webber. Jenson Button cruzou a linha de chegada vibrando, e cantando a música "We Are The Champions", do Queen.
Resultado final do Grande Prêmio do Brasil:
1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 71 voltas em 1h32min23s081
2. Robert Kubica (POL/BMW) - a 7s626
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 18s944
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 19s652
5. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 29s005
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 33s340
7. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 35s991
8. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 45s454
9. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 48s499
10. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min03s324
11. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min10s665
12. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min11s388
13. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
Não completaram:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - volta 31
Nico Rosberg (ALE/Williams) - volta 28
Nick Heidfeld (ALE/BMW) - volta 22
Adrian Sutil (ALE/Force India) - volta 1
Jarno Trulli (ITA/Toyota) - volta 1
Fernando Alonso (ESP/Renault) - volta 1