Rolls-Royce apresenta seu novo sedan, o Ghost
A Rolls-Royce finalmente revelou sua nova “obra de arte”, o sedan Ghost. Ele teve seu design antecipado pelo protótipo 200EX, apresentado no salão de Genebra desse ano.
Mesmo com 5.4 metros de comprimento, o Ghost é menor carro da marca britânica, com 40cm a menos que o Phantom, modelo em que foi inspirado. Ele é menor, mas mantém a tradição da marca, com suas portas traseiras suicídas e alto luxo no acabamento.
Para suportar seu peso de 2.470kg, o motor é nada mais que um V12 6.6 de 570 e 79,6kgfm de torque máximo, que é capaz de o levar, de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos e à velocidade máxima controlada de 250km/h. Segundo a “RR”, ele é capaz de fazer 7,4 km/l de gasolina. Desempenho de fazer inveja a alguns esportivos…
Sua construção é tão demorada quanto esculpir uma obra de arte. Sua carroceria é feita em duas camadas de aço, e o capô é em alumínio, sem pintura. Para a carroceria ficar pronta, lá se vão 7 longos dias em processos como tratamento anticorrosão, pintura e a sobreposição das duas camadas de aço. Após esse processo, os artesãos (ou operários) polem sua carroceria por 5 horas, até que a pintura fique homogênea.
Em seu amplo interior, não faltam materiais nobres. A madeira usada em seu acabamento precisa ser do mesmo tronco, e é cortada e lixada manualmente, para depois receber 5 camadas de verniz e ser montada nos carros por artesãos altamente especializados.
Seu processo de montagem é tão minicioso, que cada Ghost leva 20 dias para ficar pronto. Ele será lançado no primeiro semestre de 2010 por cerca de 250 mil dólares. O Ghost, posteriormente, ainda terá uma versão coupe e uma conversível.