Conar pune Hyundai por propaganda irregular
A Hyundai pisou novamente na bola. Em março ela já teve um anúncio retirado de circulação, por anunciar todos os concorrentes do Tucson, menos o Kia Sportage. Agora, a Kia novamente foi prejudicada, pela Hyundai ter anunciado nas propagandas “A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial” e “Hyundai. Eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas de grande volume de vendas“, um somatório de vendas falso, já que para atingir tal número, era necessário somar as vendas da Kia e Hyundai, que na Coréia pertencem ao mesmo grupo.
De fato, o que houve foi deslealdade por parte da Hyundai, segundo o Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária), pois a CAOA (representante da Hyundai no Brasil) distorceu informações ao traduzir frases em inglês.
Onde ela diz “Até a Kia, sua divisão mais barata, ganhou notícia”, na verdade, seria a tradução de “Even its inexpensive Kia division won good press, with its news Soul wagon and Forte small car impressing most reviewers”, ou seja, “Até sua econômica divisão Kia ganhou publicidade com sua nova van Soul e o pequeno carro Forte (novo Cerato), impressionando muitos críticos”. Segundo o Conar, isso induziu o consumidor ao erro.
Perante eses fatos, o Conar decidiu que a Kia manupulou as informações denegrindo a imagem de sua concorrente a maior prejudicada, além de induzir o consumidor ao erro. A decisão foi retirar as propagandas de circulação, o que já foi feito, mas a Hyundai (CAOA) não desistiu, e vai recorrer dessa decisão.
Fonte | Motorpasión