Nissan apresenta seu seu carro elétrico, o Leaf
A marca japonesa Nissan, apresentou na madrugada de hoje em Yokohama ,no Japão, o Leaf EV, seu primeiro caro elétrico de produção. Ele tem autonomia para rodar 160km por carga, o que segundo a Nissan, é mais do que suficiente para 70% da população mundial rodar por dia.
O Leaf tem capacidade é para cinco ocupantes, e é movido por um motor de 80 kW. O equivalente a 107 cavalos de potência. Seu motor tem 29kgfm de torque a qualquer rotação. O Leaf atinge 140km/h de velocidade máxima.
A bateria de íons de lítio, possui 24kw de força e está instalada sob o assoalho. Ela pode ser recarregada em tomada doméstica, e atinge os 80% da carga em 30 minutos, e a carga completa após 8 horas. Além de ele também armazenar a energia liberada nas frenagens. A bateria tem vida útil de 2 mil a 4 mil recargas, mas sua substituição custa cerca de 10 mil dólares.
Ele foi desenvolvido para obter o melhor desempenho. As lâmpadas de seus faróis e lanternas são de LEDs, que representam uma economia de 10% de energia. Além disso, seus grandes faróis direcionam o ar para os retrovisores, reduzindo o atrito com o ar.
O computador de bordo presente no Leaf, conta com sistema de GPS que lhe dá referência 24h dos pontos de recarga rápida mais próximos. Além de também mostrar em tempo real a distância que ele pode percorrer com a carga presente na bateria.
O Nissan Leaf será produzido nos Estados Unidos e Japão, e começará a ser vendido no ano que vem nesses mercados, e também na Europa. A Nissan não divulgou o preço do modelo, mas deverá ser próximo ao dos carros médios, cerca de 30 mil dólares.