BMW também reve X6 ActiveHybrid
Além do Série 7 ActiveHybrid, a BMW também apresentou hoje (13) o X6 ActiveHybrid. Ele é equipado pelo mesmo motor V8 4.4 biturbo de 400cv, mas está acoplado a dois propulsores elétricos, um de 91cv e outro de 86cv. Com os três motores em açãpo, esse SUV soma 577 cavalos de potência, o que o faz ser o atual híbrido mais potente do mundo.
Segundo a própria BMW, o X6 ActiveHybrid é 20% mais econômico que sua versão convencional, fazendo 10km/L. Com todos os motores acionados, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,4s e atinge a máxima de 210 km/h. Seu cojunto de motores gera o torque de 79,4kgfm. O câmbio é automático de 7 marchas e sua tração é integral.
Os motores do X6 ActiveHybrid possuem usos determinados. O elétrico mais potente atua até os 60 km/h. Quando o modelo está rodando devagar e é necessário mais força, o segundo propulsor elétrico entra em ação. Já em velocidades médias e altas, ele usa todos os motores.
As baterias de níquel, que alimentam os motores elétricos, estão alojadas no assoalho do porta-malas, e são recarregadas quando o motor à combustão é ligado. Para se tornar mais econômico, ele utiliza o sistema Start&Stopt e freios regenerativos.
Segundo o que foi apurado pelo site Carro Online, o X6 ActiveHybrid que chega à Europa e Estados Unidos esse ano, começará a ser importado para o Brasil em 2010. Caso isso se confirme, ele será o primeiro híbrido importado oficialmente no Brasil. Ele será lançado no salão de Frankfurt, em setembro.