Kia apresenta o primeiro carro híbrido, O Forte LPI
A Kia apresentou hoje seu primeiro híbrido de produção em série. Trata-se do Forte Hybrid LPI que, cujo motor à gasolina pode também rodar com GLP (Gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como gás de cozinha), além de também ser equipado com um motor elétrico.
O Forte LPI usa um motor 1.6i 16v à combustão, com 114 cavalos de potência, auxiliado por um motor elétrico, com o equivalente a 20cv alimentado por paterias de ion de lítio, que se recarregam com a energia cinética liberada nas frenagens.
Seu câmbio é automático de variação contínua (CVT), que auxilia na redução de consumo, aliás, um ótimo consumo. Ele faz até 18km/l e emite apenas 99 g/km de CO2. Ele é equipado com a tecnologia Stop&Start, que desliga o motor sempre que o carro para, economizando combustível.
As vendas do Forte LPI começarão nas próximas semanas, apenas na Coréia do Sul. O Kia Forte, em sua configuração normal, com motor 1.6 de 126 cv á gasolina, chega ao Brasil até o final de agosto. Aqui ele substituirá o Cerato, mas herdará o nome.