GM pretende vender a Saturn
A General Motors confirmou que está estudando diversas propostas para a venda da Saturn.
De acordo com o comunicado divulgado pela GM, “já surgiram alguns potenciais compradores que mostraram interesse tanto na aquisição da marca Saturn como na respectiva rede de concessionários”. Um dos grandes interessados, é o empresário americano Roger Penske, dono da segunda maior rede de concessionárias dos Estados Unidos, com mais de 150 estabelecimentos, de 40 marcas diferentes, além de transportadoras, locadoras e outros negócios.
Apesar desse anúncio, o responsável máximo da marca, Jill Lajdziak, revelou ao site “Automotive News”, que se a marca não for vendida até Julho, a produção deverá ser reduzida em Agosto.
A Saturn foi criada pela GM e começou a operar em 1985, com a missão de criar carros mais modernos, econômicos e baratos, com competitividade frente, aos importados do Japão. A marca, porém, nunca conseguiu conquistar a preferência dos consumidores americanos e jamais chegou perto do volume de vendas dos concorrentes orientais.
A venda da Saturn insere-se no plano de reestruturação do grupo GM que, para ser financeiramente viável, irá focar as suas actividades exclusivamente na Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick.
Recorde-se que a gigante norte-americana anunciou na semana passada a extinção da Pontiac, a partir do próximo ano.