Vídeo-Comparativo Porsche 911 x Audi R8
Há lendas envolvendo quase tudo num carro. Essa dúvidas existem e sempre que perguntamos alguma coisa do gênero encontramos alguém com uma a resposta pronta, na ponta da língua. Mas será que essas respostas realmente fazem sentido? Veja em que, e por que, você não deve acreditar
Lavar o motor pode trazer problemas para o desempenho? - Verdadeiro!
Existem algumas restrições quanto à lavagem do motor. A água pode danificar alguns componentes eletrônicos instalados sob o capô. O melhor é usar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
Usar gasolina aditivada ou "premium" é melhor para o motor? - Depende!
Apesar dos dois tipos de gasolina ajudarem a manter o motor limpo, é necessário que você consulte a especificação indicada no manual do proprietário e use apenas o combustível indicado para seu carro.
Faz mal mulher grávida usar cinto de segurança? - Falso!
De acordo com as associações médicas, a mulher grávida e o feto estarão mais protegidos com o cinto. Só é preciso posicionar a presilha do cinto o mais baixo possível, sobre a pélvis.
É melhor passar por quebra-molas ou valetas com o carro na diagonal, com uma roda de cada vez? - Falso!
Você deve levar em consideração que o sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, porém, em linha reta, as molas e os amortecedores trabalham ao mesmo tempo dos dois lados, e assim o carro sofre uma torção menor e os passageiros não ficam sacudindo de um lado para o outro dentro do carro.
É permitido dirigir descalço na estrada? - Verdadeiro!
Você pode dirigir descalço tanto na estrada quanto na cidade. O que é proibido é dirigir com um calçado que não fique firme nos pés ou que atrapalhe a utilização dos pedais, como chinelo de dedo, por exemplo.
Duas crianças podem dividir o mesmo cinto de segurança? - Falso!
Com o impacto da batida uma pessoa pode espremer a outra, causando muitos ferimentos. Além disso, a legislação de trânsito diz que o uso do cinto de segurança é individual, independente da idade do usuário.
Para aumentar a vida útil do carro devo esquentar o motor antes de sair? - Depende!
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, a informação é falsa. O motor alcança o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio. Para carros mais antigos a afirmação é verdadeira. No início do funcionamento eles apresentam uma deficiência de lubrificação que provoca maior atrito entre as peças metálicas.
Para estacionar em uma ladeira só preciso utilizar o freio de mão? - Falso!
Para garantir que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade não se esqueça também de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio.
Devo acionar a embreagem ao passar por um buraco? - Verdadeiro!
A caixa de câmbio fica mais protegida do impacto causado por um buraco se a embreagem for acionada, porque a pancada não a atingirá diretamente.
Quando tiver neblina devo ligar o pisca-alerta para mostrar que estou trafegando na via? - Falso!
Nunca ligue o pisca-alerta quando estiver trafegando no meio da neblina. Pisca-alerta ligado significa que o carro está parado, e por isso, o melhor a fazer é diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina.
Fonte: Newsletter SulAmérica
No ano passado o Brasil atingiu a marca dos 2,67 milhões de veículos vendidos. Número que se compararado aos grandes vendedores de automóveis, que tiveram o número reduzido com a crise, o fica em 6° lugar no ranking , atrás somente de EUA, China, Japão, Alemanha e Rússia.
Em 2009, apesar da queda de 0,7% em relação aos quatro primeiros meses de 2008, o Brasil mantém a posição, com 902,6 mil unidades comercializadas até o final de abril. A prova de que o Brasil atravessa um bom momento são os 670 mil veículos comercializados de janeiro a março, fazendo do período, o melhor primeiro trimestre da história.
Considerando todos os dez primeiros colocados no ranking de vendas, apenas os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) não tiveram quedas nas vendas em 2008. E a Rússia foi o país com maior crescimento, com 14,2%.
No quesito produção, em 2008, o Brasil produziu 3,22 milhões de veículos, subindo da sétima para a sexta posição no ranking. Neste ano, o Brasil registrou queda de 16,4% em relação aos primeiros quatro meses de 2008, devido ao aumento das vendas de importados. Porém, as 916,2 mil unidades fabricadas não impediram que o Brasil mantivesse a posição.
Em entrevista recente, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, Miguel Jorge disse, que acredita que o desempenho do ano passado será repetido nesse ano.
As exportações, não só nesse, como em todos os setores, é o que preocupa. Reflexo da crise, mais acentuada nos mercados estrangeiros, as exportações brasileiras caíram 7% em 2008, enquanto a queda prevista para esse ano, é de 32%.
1° - EUA: 13,22 milhões
2° - China: 6,49 milhões
3° - Japão: 5,06 milhões
4° - Alemanha: 3,31 milhões
5° - Rússia: 2,92 milhões
6° - Brasil: 2,67 milhões
1° - Japão: 11,5 milhões
2° - China: 9,3 milhões
3° - EUA: 8,7 milhões
4° - Alemanha: 6 milhões
5° - Coréia do Sul: 3,8 milhões
6° - Brasil: 3,2 milhões
Um painel publicitário da Martini com a modelo Jessiqa Pace foi retirado do circuito de Monte Carlo durante o fim-de-semana passado, quando ocorreu o Grande Prémio de Mônaco de Fórmula 1, depois de alguns pilotos terem apresentado reclamações, dizendo que o painel os distraía.
O grande painel, onde Jessiqa Pace publicitava o famoso vermute da marca italiana, Martini que estava situado na esma curva onde bateu o campeão mundial Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), ainda durante na primeira fase de qualificação, no sábado. Depois do incidente, representantes das equipes avisaram à organização da F1, pedindo que o painel fosse retirado.
“Toda a atenção é bem-vinda”, disse a modelo, de 29 anos, ao jornal britânico “London Daily Star”. “Achei a situação realmente cômica. É claro que me sinto lisonjeada por terem me considerado uma distração aos pilotos, mas ia me sentir terrivelmente mal se alguém tivesse ficado ferido”, completou Jessiqa Pace (foto ao lado).
Todas as equipes reunidas na FOTA, incluindo a Ferrari, se inscreveram ontem, último dia para fazer isso, para disputar o Mundial de Fórmula 1 do ano que vem.
As nove equipes representadas pela FOTA (a Williams foi suspensa após ter antecipado a sua inscrição individual) fizeram suas inscrições condicionadas ao fato, de que sejam mantidas as regras utilizadas em 2009, com as modificações que as próprias equipes apresentaram à Federação Internacional do Automóvel (FIA) nas últimas semanas, e sob a garantia de que todas as equipes vão competir sob as mesmas regras.
Além das atuais dez equipes presentes na F1, também confirmaram a inscrição a equipe espanhola Campos Racing, a norte-americana USF1 e as britânicas Prodrive, Lola e Litespeed.
Junto com os novos regulamentos, que as equipes contestam e que inclui um teto orçamental de 45 milhões de euros, o Conselho Mundial da FIA aprovou o aumento, para até 13 equipes e 26 carros. A FIA deve confirmar as inscrições para o Mundial 2010 no dia 12 de Junho, após uma reunião com representantes de todas as equipes, para discutir a situação.
Fonte: F1 Live
Atualizado com uma nova imagem
A Audi acaba de entrar para o livio dos records (Guiness Book), graças a um A4 preparado e adaptado para ser movido à biogás em altas velocidades. E ele alcançou nada menos, do que 364.6 km/h.
Ele foi mostrado em um evento promovido por empresas de transporte. Se trata de um A4 da geração antiga, cujo o motor gera 700cv de potência, que poderia ter chegado à 800cv, mas com toda essa potência, afetaria diversos componentes mecânicos, inclusive a transmissão.
Mas não é o número de cavalos ou o tipo do carro o mais importante, quiçá a velocidade alcançada, que é comum à alguns carros. O mais incrivel, foi ele ter alcançado essa velocidade com esse combustível.
Foi utilizado um motor 3.0 V6 biturbo alimentado com gás natural extraído da decomposição, principalmente de plantas ou lixo orgânico, o Biogás. Uma peculiaridade, que o fez entrar para o ‘Guiness Book’, onde foi classificado como o carro mais rápido, com aceleração de 0 a 100 mais rápida (4,2s) e melhor frenagem (de 100 km/h a 0 em 34,8 metros) para um carro movido à biogás.
Segundo Stefan Behrning, um dos organizadores do evento, isso mostra que “ecologia e diversão ao volante não precisam excluir um ao outro”. Apesar da queima do biogás gerar emissões atmosféricas, o processo anula as emissões de CO2, pois o dióxido de carbono já foi capturado pelas próprias plantas antes que elas virassem o combústivel.
O antigo recorde era de um Bugatti, porém, o Audi o superou em 20km/h.
A Mitsubishi da Nova Zelândia adotou uma campanha de marketing no mínimo curiosa. O comprador da picape L200 Triton ganhará como equipamento de série uma... Cabra!
A intenção do departamento de marketing da companhia ao oferecer esse curioso brinde é fazer uma analogia entre o carro e o animal, trazendo a idéia de que ambos são resistentes e versáteis.
Quem não quiser levar o animal pode ficar com garantia de cinco anos, incluindo revisões, assistência em viagem e selo de circulação.
Finalmente, após tanta discussão, o governo alemão chegou a um acordo no que diz respeito à Opel. E sua nova proprietária será a canadense, fabricate de peças, Magna. Essa negociação foi apoiada pelo banco estatal russo Sberbank e pela montadora russa de caminhões GAZ. O governo alemão emprestará 1,5 bilhão para que a Opel continue suas operações.
Só se chegou à um acordo após seis horas de negociações no gabinete da chanceler alemã Angela Merkel, e ele ainda precisa de uma aprovação final, mas parece ter imunizado a Opel e seus 50 mil funcionários na Europa, de um pedido de falência da GM, esperado para a próxima segunda-feira. E já convocou jornalistas à entrevista coletiva para tratar do assunto.
O acordo prevê que a GAZ fabrique veículos da Opel na Rússia, financiada pelo Sberbank (que deve ficar com 35% da Opel). Isso foi feito, visando a proteção da Opel de cobranças, caso a americana GM peça concordata (ou recuperação judicial, no Brasil).
No dia de ontem, a Magna e GM já haviam chegado à um acordo preliminar, e apresentaram, então, à especialistas do governo alemão, entre eles ministros e técnicos. Á noite, o acordo foi avaliado pelo governo alemão. Que por sua vez, protegerá parte do negócio. Agora, o futuro da Opel se tornou prioridade do governo daquele país.
A venda da Opel, que também era cobiçada pelo grupo italiano Fiat, é um dos últimos passos da GM, em busca de sua reestruturação. Ela tem como prazo a próxima segunda-feira (1º), para enviar seu projeto de reforma ao governo norte-americano, em troca de mais empréstimos, a fim de evitar sua concordata.
A Fiat havia reforçado ontem (29) seu interesse na Opel, embora houvesse anunciado que não participaria das reuniões com o governo alemão. Para o grupo italiano, que já fechou parceria com a Chrysler após seu pedido de concordata, não foi certo, a Alemanha imposto mais requisitos e ter aumentado o preço pela negociação.
Fonte: Folha online
Enquanto as vendas de automóveis zero-km quase empatam com os números de 2008, embaladas pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e normalização da oferta de crédito, o mercado de usados sofre com a alta depreciação dos modelos e a falta de recursos financeiros para a compra de seminovos.
Para os revendedores do setor de usados, o fim do prazo para a compra do carro novo com IPI reduzido pode voltar a esquentar o seu mercado. "Tem muita gente que comprou o carro novo, mas com a crise, não está conseguindo pagar e vai voltar a ter um usado", afirma Carla Mariano, gerente da C5 Multimarcas, na zona leste de São Paulo.
Nos quatro primeiros meses de 2009 a queda foi de 12,7% e a desvalorização varia de 30% a 40%, quando comparado aos valores oferecidos até agosto de 2008, antes da crise econômica mundial. "Com a queima de estoque e os feirões de fábrica das montadoras, o preço do usado ficou muito próximo ao do novo", diz Laudeir Dalecio, vendedor de usados da Anhembi Concessionária, na zona norte de São Paulo.
Além de não ser beneficiado pelo corte de impostos, o segmento de usados sofre com a restrição para o financiamento do carro. "Hoje as financeiras estão com uma política de crédito que exige uma entrada maior (mínimo é 30% do valor do carro) e um prazo menor para o financiamento, caso contrário, nem avaliam a proposta", diz Carla.
Fonte: Revista Zap
Os tradicionais motoristas fora-da-lei, agora ganham agora, um motivo a mais, além das multas, para se controlarem ao volante nas ruas da Inglaterra. A força policial britânica conta agora, com um Jaguar XF especialmente desenvolvido para perseguições em alta velocidade.
Esse XF, não é apenas um carro rápido, mas também ecológicamente correto. Ele conta com um motor 3.0 turbodiesel de 275 cv, cujas emissões de CO2 ficam em 179 g/km e o consumo médio nos 17,8 km/l. A aceleração dos 0 aos 100 km/h ocorre em 5,9 segundos e a velocidade máxima atingida é de 250 km/h.
Devidamente caracterizado para o uso policial, esse XF destaca-se pela sirene luminosa no teto e pelos LEDs por traz da grade frontal e pela pintura lateral em amarelo e azul, característica dos carros de polícia ingleses. Agora, a fila de espera não é de consumedores, mas sim de oficiais à espera de uma perseguição, para dar uma “corridinha”.
Se este não for um dos automóveis mais “nervosos”, deve faltar pouco. O Ariel Atom se prepara para receber um potente motor V8 de 500 cavalos, que lhe permitirá ser quase um carro de Formula 1.
O Ariel Atom 500 será equipado com um V8 3.0, com cinco válvulas por cilindro (40 no total), capaz de desenvolver 500 cavalos de potência aos 10.000 rpm. Se isto já é suficiente para chamar as atenções. Digo que sua relação de peso/potência é de apenas 1cv por 1kg, o faz ser praticamente um carro “peso pena”!
A partir disso, já não fica tão estranho dizer que ele vai de 0 a 100km/h em 2,5s e em menos de 6s alcança os 160 km/h.
Para fazer chegar à esses números, os engenheiros da Ariel desenvolveram um forte ‘kit’ aerodinâmico, inspirado nos carros de Fórmula 1, e fizeram melhorias no sistema de freios e suspensão.
Segundo as primeiras informações, serão produzidas de apenas 25 unidades. E o preço fica em 115 mil euros, sem de impostos, ou cerca de R$ 320mil.
A General Motors e o grupo canadense de autopeças Magna International chegaram a um acordo inicial que pode resgatar a enfraquecida Opel, braço europeu da montadora, disseram fontes próximas das negociações nesta sexta-feira (29).
Ambos os lados tentavam se entender no que diz respeito, a um acordo sobre um memorando de entendimento que, poderá servir de base para um empréstimo-ponte de 1,5 bilhão de euros (pouco mais de R$ 4 bilhões) assim como uma solução para proteger a Opel de credores, caso a GM entre com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.
"Um esboço de acordo foi alcançado. A meta é acertar os detalhes que forem possíveis antes da reunião com Angela Merkel (chanceler alemã) para assinar o memorando de entendimento hoje", disse uma fonte com conhecimento das conversações à Reuters.
Essa Intervenção do governo alemão, por sua vez, está causando insatisfação da Fiat e da Magna. Que criticaram nesta sexta-feira (29) a forma como as negociações estão sendo conduzidas pela Alemanha.
A Magna, além de ter a preferência de muitos no governo alemão, havia aumentado sua proposta, após ela ter oferecido uma ajuda de US$ 500 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) para cobrir finanças extras da Opel requeridas pela GM. Porém, o grupo canadense estaria cada vez mais frustrado com as novas exigências da General Motors.
A Fiat aparenta estar com medo do acordo, após Sergio Marchionne, CEO da Fiat, afirmar que sua companhia estaria exposta a “riscos evitáveis e desnecessários” caso ela assumisse a posição de fiadora das dívidas Opel, enquanto o governo alemão desenvolve o seu plano de financiamento para a compra da mesma.
Berlim está na expectatativa da oficialização do acordo entre a GM e o governo dos EUA, para autorizar o governo alemão a trazer fundos para a Opel continuar suas operações, caso a GM entre em concordata.
A Alemanha quer adquirir as partes da Opel com o propósito de protegê-la dos credores da GM, caso a mesma entre em concordata. Estabelecida em Rüesselsheim, perto de Frankfurt, a Opel emprega 25 000 funcionários na Alemanha e está sob o comando da GM há 80 anos.
Fonte: Reuters / Carro Online
A pouco e pouco, a BMW está desvendando o seu novo crossover. Agora, a marca alemã mostrou seu porta-malas, deixando ver também parte do painel central.
A apresentação oficial do X1 está agendada para Setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt.
Menor que o X3, o X1 irá se posicionar como modelo de acesso da linha ‘X’ da marca alemã. Com 4,45m de comprimento, o crossover compacto da BMW é 1,08m mais curto que o X3, e também menos largo (1,78m contra 1,85m), e mais baixo que o atual X3 (1,53 do X1 e 1,67m do X3).
Ainda sem confirmação oficial, o X1 será proposto praticamente com as mesmas motorizações disponíveis nas linha Série1 e X3, com destaque para os motores diesel de 143 e 177 cavalos. Pode até ser que o X1 venha para o Brasil, mas aínda é muito cedo para confirmar isso.
A Audi, preocupada com a queda de suas vendas no Brasil, não quer mais ficar de fora da disputa entre os modelos médios com preço abaixo dos R$ 100 mil. A Mercedes conta com o B170, a BMW já anunciou que terá o 118i. E embora o A3 Sportback custe à partir de R$ 96 mil. ele não tem muito mercado, e seu motor é um 1.6 FSI de 102cv.
Agora, com a chegada do A3 1.4 TFSi até o fim desse ano, por um preço por volta dos R$ 90 mil . Mas essa posição de mais barato, ficará encarregada do A3, somente até 2011 quando deve ser lançado o A1.
O novo A3 1.4 TFSi conta com um turbo, gerando 125 cavalos de potência e bons 20,4 kgfm de torque já aos 1.500 rpm. O que representa uma boa dose de fôlego logo depois da marcha lenta e, resulta sempre em respostas ágeis do motor.
Segundo a Audi, o A3 1.4 TFSi acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 202 km/h.
O A3 TFSi, só possui duas portas, a versão de quatro portas é a Sportback, que já é vendida por aqui. O TFSi, já vem de fábrica com rodas em liga leve de aro 16 polegadas, ABS, ar-condicionado digital, rádio com Bluetooth e conecção para mp3 e Ipods e, airbags.
É certo que o A3 TFSi 1.4 venha com câmbio manual de 6 marchas, mas aínda não se sabe se virá a versão com automatizada S-Tronic de 6 marchas.
O Volkswagen Eos acaba de ganhar mais uma versão especial na europa na Europa. Depois da GT Sport em abril, agora é a vez da White Night, que se destaca no contraste entre o preto e o branco.
Nessa versão especial, ele sai de fábrica somente na cor “Candy White”, com apliques dos retrovisores, grade dianteira e capota na cor preto perolizado “Deep Black Pearlscent”. Suas rodas de liga leve, são de um modelo exclusivo, a “Budapest”, com aro de 18 polegadas.
Por dentro, o estofamento é em couro negro, com costura branca. No painel, também há uma quebra do tom escuro com o miolo do console na cor da carroceria.
No Eos White Night, a suspensão foi rebaixada em 1,5cm, aumentando a esportividade e reduzindo o coeficiente aerodinâmico. Na Alemanha, seu preço inicia em 33.140 euros (cerca de R$ 92.700).
O instituto de segurança europeu Euro NCAP (European New Car Assessment Program) divulgou os resultados dos seus testes mais recentes. Os automóveis agora testados foram o Audi Q5, Honda Fit (Jazz), Hyundai i20, Kia Soul, Suzuki Alto e Peugeot 3008.
Com a excepção do Suzuki Alto (devido à ausência do sistema de controle de estabilidade) todos os outros modelos receberam a pontuação máxima, de cinco estrelas.
No quesito proteção aos ocupantes adultos, o Audi Q5 destacou-se como o melhor, com 95% de proteção. No outro extremo, ficou o Suzuki. Em proteção de crianças, o Kia Soul obteve o melhor resultado, à frente do Audi.
No que respeita à assistência à segurança, um item de análise introduzido este ano, o Peugeot 3008 foi o melhor com 97%, seguido por Kia Soul e Hyundai, ambos com 86%.
O Euro NCAP alterou o seu modelo de avaliação neste ano, que passa a incluir um novo ítem, os sistemas de apoio à segurança. Onde o melhor foi o Peugeot 3008 foi o melhor com 97%, seguido por Kia Soul e Hyundai, ambos com 86%.
Veja abaixo, as classificações dos modelos testados, com o respectivo desempenho nas áreas de análise, acompanhado do vídeo dos testes do Audi Q5:
A gama da nova geração do Volkswagen Polo europeu, vai contar com uma inédita versão monovolume.
Tendo em vista concorrer na Europa com modelos como o Opel Meriva, Renault Modus e Citroen C3 Picasso, o monovolume derivado do Polo irá seguir a filosofia do Golf Plus, com um habitaculo amplo e fortes praticidade sulficiente para ser um carro familiar.
Segundo as primeiras informações, o modelo deverá chegar em 2011, equipado com as motorizações mais potentes do Polo, que incluem o 1.6 TDi Diesel, nas versões com de 90 e 105 cavalos.
A Citroen acaba de divulgar as primeiras imagens do interior do DS3, junto om novas imagens do modelo.
O novo modelo da marca francesa, antecipado pelo protótipo DS3 na última edição do Salão de Genebra, em Março, já deverá estar a venda no mercado Europeu no inicio do próximo ano, como uma extensão “Premium” da nova geração do C3.
Ele também será o primeiro modelo da inédita linha DS, que prevê ainda o lançamento de um veículo familiar compacto (DS4) e um outro carro topo de linha, o DS5.
A General Motors deverá iniciar na próxima segunda-feira (1 de Junho) seu pedido de concordata (proteção contra credores), sob proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.
Segundo o canal de notícias Bloomberg, a empresa estuda continuar seu processo de reestruturação e vender da maioria de suas ações à nova empresa GM que seria criada após o início de seu processo de falência.
O mesmo canal informou, que o Departamento do Tesouro americano deverá ficar com 72,5% da “nova GM”, que cederá ainda 17,5% das suas ações ao fundo de saúde do sindicato dos trabalhadores do setor automotivo (UAW).
A GM já informou, que a empresa que surgirá do processo de reestruturação, ficará apenas com as marcas Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. Ficando sem a Saab, Hummer, Pontiac, Vauxhall, Opel, Buick, Saturn, Cadillac. Tirando a Opel e a Pontiac, todas as outras ainda não possuem um destino certo.
Essa é a decadência de um grande império automobilistico, que já foi motivo de orgulho para muitos norte-americanos.
Fonte: Bloomberg
Ainda falta muito tempo para a nova geração do Volkswagen Passat ser lançada, o que deverá ocorrer em 2012, mas já temos em mãos duas projeções do sedan, feitas com base no design apresentado pela Passat CC e na nova geração do Golf. É cedo para afirmar se o modelo será assim, já que até lá poderemos ter mudanças da linha de design da Volkswagen.
Cerca de três anos antes do novo Golf ser lançado projeções davam conta que seu desenho seria inspirado no Tiguan, o que não seu concretizou, apenas para citar um exemplo dentro da Volkswagen. Apesar de tudo é inegável que a projeção mostra um sedan elegante, imponente e bonito. Além da previsão de lançamento para 2012 pouco sabemos sobre o carro.
Uma das principais atrações da alemã Audi no próximo Salão de Frankfurt, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de setembro, será a versão conversível do superesportivo Audi R8. Ele deve ser equipado com o motor V8 4.2 de 420 cavalos ou o V10 5.2 de 525 cv, o msmo do R8 cupê. A capota será de tecido por questões de espaço, peso e custo.
Além do conversível, o R8 também será apresentado com motor elétrico, seguindo a tendência das fabricantes mostrarem seu esportivos, cada vez mais amigo do meio ambiente.
Em Frankfurt a Audi também mostrará o pequeno A1 híbrido.
A revista alemã Der Spiegel informou em seu site, que a montadora americana General Motors irá se separar totalmente de sua filial alemã Opel, com o objetivo de deixar o caminho livre para um possível comprador.
"As fábricas europeias, concessionárias e valores da General Motors serão transferidas a Adam Opel", informou a marca alemã em uma declaração divulgada em sua fábrica em Rüsselsheim.
O comunicado foi divulgado logo após uma reunião extraordinária do conselho de vigilância de Opel. E diz também que, por meio "da transmissão de fábricas, patentes, direitos e tecnologia, a Opel estará preparada para uma solução fiduciária", fato não afeta as marcas Vauxhall e Saab.
A transmissão à Opel dos direitos de patente, fábricas e tecnologia reforça a tese de que GM apresentará nas próximas horas uma declaração de insolvência.
Isso ocorreu horas antes do Governo alemão reunir-se em Berlim com representantes das empresas interessadas na compra da Opel: a italiana Fiat, o consórcio austríaco-canadense Magna e o belga RHJ, propriedade da americana Ripplewood. A essas empresas candidatas à compra, une-se a chinesa Beijing Automotive Industry Corp (BAIC), sócia da Daimler.
O Governo americano estabeleceu o próximo dia 1º como prazo para a GM apresentar um plano de saneamento passível de receber ajudas públicas ou declarar insolvência.
A filial brasileira da GM não confirmou o processo.
A Audi Brasil, apresentou hoje, em Campinas (SP), seu novo crossover de luxo, o Q5. Ele virá para o Brasil em quatro versões e dois motores diferentes.
Sua versão de entrada se chama Attraction, e usa o motor 2.0 Turbo FSI e custa R$ 205.840. A versão ‘TOP’ de linha usará o motor 3.2 V6 FSI, custando à partir de R$ 274.500.
O motor 2.0 FSI, possui um turbo e gera a potência de 214cv, já o V6, desenvolve 269cv. Ambas as opções de motores possuem injeção direta de combustível, câmbio manual automatizado ‘S-Tronic’ com 7 velocidades com dupla embreagem e sistema ‘Quatto’ de tração integral permanente nas 4 rodas.
O Audi Q5 possui bastante tecnologia embarcada. Seus principais concorrentes no mercado Brasileiro, serão o BMW X3, o Volvo XC60 e O Mercedes GLK. Porém seu grande diferencial é são o sistema de faróis de xenônio com 12 LEDs para iluminação durante o dia e sua suspensão com 3 ajustes.
Segundo a marca alemã, o Q5 2.0 cumpre o 0 a 100km/h em 7,2s, com velocidade máxima de 222km/h. A versão V6 vai de 0 aos 100km/h e 6,9s e atinge a máxima de 243km/h
A Mazda escolheu as 24 Horas de Le Mans como palco para as comemorações do vigésimo aniversário do roadster MX-5. A iniciativa vai concentrar cerca de 200 unidades do modelo.
Apresentado pela primeira vez no Salão de Chicago de 1989, o Mazda MX-5, também conhecido por Miata em alguns mercados, tornou-se no roadster mais vendido do mundo, com mais de 850 mil unidades vendidas em 20 anos de existência, conseguindo té, um lugar no ‘Guinness Book of World Records’.
A Mazda foi o único construtor Japonês a vencer as 24 Horas de Le Mans. Foi no dia 23 de Junho de 1991, que a equipe composta por Johnny Herbert, Volker Weidler e Bertrand Gachot levaram o Mazda 787B à vitória na prova de resistência mais famosa do mundo.
As vendas do Honda Fit (conhecido como Jazz na Europa) já ultrapassou a marca das 500 mil unidades, na Europa.
Seis anos após o lançamento de sua primeira geração, o Honda Jazz supera a barreira das 500 mil unidades vendidas na europa, o que, para os responsáveis da marca, é reflexo do sucesso e importância do modelo no segmento dos monovolumes.
“Quando foi lançado em 2002, o Jazz (Fit) renovou o segmento. Estamos encantados por termos atingido a marca de meio milhão de veículos vendidos e pretendemos que este sucesso tenha continuidade, quando o Jazz começar a ser produzido também no Reino Unido, em Setembro.”, revelou Ken Keir, vice-presidente da Honda Motor Europe.
Fit híbrido já é aguardado no Japão
É aguardada para o ano que vem, sua versão híbrida do Fit. Que já deverá estar disponível no Japão, na segunda metade de 2010, segundo noticia da imprensa Japonesa.
O Civic deverá, também, usar a mesma tecnologia. Porém, só deverá estar a venda em meados de 2012, época em que o conceito híbrido CR-Z, já deverá estar sendo vendido.
Para “vingarem” no mercado, os componentes do sistema híbrido terão um custo reduzido, um ponto em que a Honda terá o maior foco, começando por tornar o processo de fabril mais eficiente.