GM e Segway desenvolvem carro elétrico de duas rodas
A General Motors e a Segway estão desenvolvendo o P.U.M.A., um pequeno veículo elétrico de duas rodas e dois lugares, que já está em testes pelas ruas de Manhattan, projetado para revolucionar a circulação nas grandes cidades.
O conceito do P.U.M.A., abreviação para “Personal Urban Mobility and Accessibility”, não é muito diferente do conhecido Segway, que podemos ver no Brasil sendo usados até pelas policias de algumas capitais. Este veículo de dois lugares, que segundo a GM será lançado em 2012, é também 100% elétrico, contando com um sistema de baterias de lítio, capazes de o levar até os 56 km/h, e proporcionar uma autonomia até 60 km.
O P.U.M.A. poderá contar com um dispositivo tecnológico semelhante a um sistema de navegação para indicar o melhor percurso para chegar ao destino e com isso evitar trânsito aumentando a sua eficiência.
Apesar de não terem sido avançados detalhes sobre a sua produção, o vice-presidente da GM, Larry Burns, revelou que o preço final do Puma andaria na ordem de um terço ou um quarto do preço total de um veículo tradicional Nos EUA, onde seu preço gira em torno de US$ 5 mil. Porém, no Brasil o preço dele está na base de R$ 20.000. Até porque o seu custo de produção nos EUA é muito elevado, mas, mesmo assim, já é fabricado há 7 anos.
A apresentação oficial do P.U.M.A. será no Salão Automóvel de Nova Iorque.