Ford Mustang completa 45 anos
Um dos maiores ícones da indústria automotiva americana, o Ford Mustang está completando 45 anos de idade. E seu aniversário será comemorado na próxima sexta-feira, dia 17, em Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos. Seu nome é inspirado em um famoso avião de caça da Segunda Guerra, o P-51 Mustang, o clássico da Ford se tornou sinônimo de esportividade para a época.
Principalmente pelas versões mais apimentadas, que contavam com um robusto V8 4.3 litros e um 4.8 l, cujas potências variavam de 164 cv a 271 cv, também com outras motorizações, que eram V6 de 2.8 l e 3.3 l. Disponível com transmissão mecânica de três marchas ou quatro na versão top, a V8 4.8. O Mustang também se tornou um grande sucesso de vendas. Tanto que no dia do lançamento do carro foram mais de 22 mil unidades encomendas.
E o bom desempenho de vendas fez com que a Ford resolvesse apostar ainda mais no potencial do carro. Seis meses após a chegada do Mustang, já no final de 1964, a marca lançou a versão fastbach, que tinha apelo ainda mais esportivo. Já no ano seguinte foi a vez do Shelby Cobra GT-350, de 306 cv, primeira parceria com o lendário Carroll Shelby.
Mas com a crise do petróleo, a Ford teve de se adaptar. E lançou, em 1974, a segunda geração do Mustang, com um quatro cilindros, mas sem abandonar o V6 e V8. Em seguida, 1979, veio a terceira geração, e só em 1994 chegou a quarta geração. Desde 2005, o Mustang está em sua quinta geração e ainda desperta o mesmo apelo pela esportividade.