Ferrari 599XX, cheio de tecnologia, mas apenas para clientes ‘VIPs’
Atualização: vídeo
A Ferrari divulgou as primeiras imagens oficiais do projeto 599XX, um modelo experimental, revelado pela primeira vez na última edição do Salão de Genebra, realizado em Março. Foi apresentado como um verdadeiro laboratório sobre rodas, com tecnologias em fase de testes, as poucas unidades que serão produzidas do 599XX serão vendidas a um restrito grupo de clientes selecionados, que apenas poderão conduzir os envenenados, em eventos organizados pela marca italiana.
O motor de doze cilindros foi profundamente trabalhado, resultando em um aumento das rotações máximas para as 9.000rpm, e um total de 700 cavalos de potência. Com tudo isso, o peso do carro ainda foi reduzido, para performances ao nível dos melhores carros de competição. A este nível, aliás, o 599XX estreia o “High Performance Dynamics Concept”, que se encarrega de extrair do carro todo o potencial possível, através de avançados sistemas electrônicos, que colocam toda a potência no chão na forma mais eficaz. E que domina toda essa tecnologia, é uma caixa de câmbio extremamente rápida, cada mudança ocorre em apenas 60 milissegundos.
Por fora, o 599XX foi intensamente inspirado nos carros de competição. As imponentes entradas de ar, mais largas, o aérofólio traseiro em conjunto com o sistema Actiflow, conduzem o fluxo de ar que passa sob o chassis do 599XX, ajudando a ‘colar’ o carro ao chão, permitindo atingir os 280kg de pressão aerodinâmica a 200km/h. A 300 km/h, o efeito de downforce equivale a 630 kg.
Sem ter revelado o número de unidades que serão produzidas, a marca italiana anunciou que cada exemplar será comercializado por mais de um milhão de euros (Mais de 3 milhões de reais).