Carro a vapor tentará bater recorde de velocidade
O Bristish Steam Car, um carro movido exclusivamente a vapor, vai tentar bater o recorde mundial de velocidade, para carros à vapor. Depois de ter realizado, com sucesso, dois testes na Inglaterra, o veículo, que foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros britânicos, atingiu velocidades superiores a 128,7 km/h na pista do Ministério da Defesa da Inglaterra, na cidade de Hampshire, no sul do País.
"No primeiro teste chegamos perto dos 96,5 km/h antes de eu acionar o pára-quedas. Todos os sistemas funcionaram perfeitamente. A segunda tentativa foi ainda melhor e conseguimos superar os 128,7 km/h", afirmou satisfeito o piloto Don Wales. A equipe britânica espera agora quebrar a marca de 204,3 km/h, estabelecida há 103 anos pelo americano Fred Marriot, que conduzia o Stanley Steamer na pista de Daytona Beach, na Flórida, Estados Unidos.
O British Steam Car pesa três toneladas e conta com uma estrutura em fibra de carbono e alumínio, em um chassi construído em aço. Está equipado com um conjunto de 12 caldeiras e cerca de três quilómetros de tubo, onde até 50 litros de água são bombeadas por minuto a uma temperatura superior a 400 graus célsius. O vapor vai para as turbinas, duas vezes mais rápido que a velocidade do som. A tentativa para superar o recorde será lugar nos EUA, no próximo mês de Maio. O objetivo da equipe é alcançar 273,5 km/h.