Video - Passat Paul estaciona sem o motorista
Fora do carro, o motorista aciona o controle remoto na chave, e o veículo estaciona sozinho, sem ninguém atrás do volante. Assim funciona a nova geração do sistema de estacionamento que a Volkswagen acaba de atualizar. O que aumentou a precisão nas manobras e a possibilidade de encarar vagas em diferentes ângulos.
O Paul é um sistema capaz de estacionar o carro automaticamente e com precisão absoluta, mas apenas em vaga perpendicular, que é o tipo de vaga disponível na maioria dos estacionamentos térreos e subterrâneos, sem qualquer ajuda do motorista. É só selecionar uma vaga disponível no monitor do sistema de navegação, colocar a alavanca seletora do câmbio automático DSG na posição “P”(Parking) e descer do carro ou esperar no carro, se preferir, até que o sistema termine de estacioná-lo na vaga. Após estacionar o carro fecha os vidros, trava as portas e desliga o motor
Os equipamentos que auxiliam o sistema são duas câmeras localizadas nos retrovisores externos responsáveis por calibrar as dimensões da vaga. O sinais de vídeo são transmitidos a um computador de alta performance (2 GHz, quase um Pentium 4) que os analisa e em seguida envia comandos para os sistemas de direção e transmissão. Se o próprio motorista tiver iniciado a manobra de estacionamento, o sistema fará com que o carro entre na vaga de ré, de acordo com a trajetória previamente computada e utilizando a direção eletroassistida, o freio de estacionamento eletrônico, o câmbio DSG e a potência do motor gerada pela mistura de marcha lenta.
As Demonstrações do equipamento, foram feiras com um Passat Variant que recebeu o nome “Paul”, na Ecogerma 2009, feira organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a Embaixada da Alemanha no Brasil e do Consulado da Alemanha em São Paulo, até 15 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo., que recebeu o nome adicional “Paul”. Haverá mais testes e não foi determinada a data da introdução do sistema na produção em série.