Salão de Genebra-Renault Scénic III
Aos poucos a gama Mégane III vai sendo completada, e o Salão de Genebra será o palco da apresentação de vários modelos desta gama. Além de nova geração da Scénic o Mégane RS e a perua Grand Tour também serão mostrados aqui. Focando-nos na minivan, ela recebeu mudanças no visual seguindo as novas tendências da marca francesa. O acabamento foi melhorado além de receber modificações na parte mecânica, o que inclui a gama de motores.
Visualmente o modelo não lembra tanto a geração antiga. Toda a frente incluindo os faróis e grade lembram o Laguna e o Mégane hatch, dadas as proporções. A parte traseira é mais criativa. Um dos destaques nesse lado do carro são as lanternas em formato de “L” que invadem a lateral no caso da Grand Scénic. No modelo menor as lanternas serão um pouco diferentes e vão contornar o vidro invadindo a tampa do porta-malas.
A Scénic tem 4,34 metros de comprimento contra 4,56 da Grand Scénic. Neste último será possível transportas sete passageiros acomodados em três fileiras de bancos. Algumas delas podem ser rebatidas deixando uma superfície plana para acomodar mais bagagem. Ainda no interior o console lembra o do Mégane hatch, mas assim como a Scénic II e algumas outras minivans o painel de instrumentos fica no centro do painel e não atrás do volante como costuma ser. Os mostrados serão digitais e a tela de LCD acomoda o sistema de navegação e entretenimento da minivan.
Entre os equipamentos estarão disponíveis controlador de velocidade, ESP, sensores de chuva, de pressão dos pneus e de estacionamento dianteiro e traseiro, som com MP3 e Bluetooth, sistema de navegação, ar condicionado automático, freio de estacionamento elétrico, acabamento em couro, etc. Tudo dependendo da versão escolhida. A versão Luxe trás acabamento bege e a Sport vem com interior preto.
Os motores a gasolina serão 3, 1.6 16v de 110 cv, 1.4 TCe de 130 cv e 2.0 16v de 140 cv. Um motor será movido a E85 (85% de etanol + 15% de gasolina), um 1.6 16v de 110 cv. A diesel a gama será maior, contando com 7 propulsores: 1.5 dCi de 85 e 105 cv, 1.5 dCi FAP de 110 cv, 1.9 dCi de 130 cv, 1.9 dCi FAP de 130 cv e 2.0 dCi FAP de 150 e 160 cv. Os motores 1.5 emitem menos de 140 g de CO2 por quilometro rodado. Um número bom considerando o tamanho do modelo. O 1.4 TCe de 130 cavalos tem consumo médio de 14,08 km/l emitindo 168 g/km de CO2. Os preços e a lista completa de equipamentos ainda não foram divulgados. Em alguns meses o modelo começará a ser vendido.