Redução de IPI será prorrogada por mais três meses
Foi anunciado ontem, pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e ainda a pouco no Jornal Hoje, da Rede Globo, que o decreto que obriga a redução de IPI nos automóveis 0km, será extendido até dia 30 de junho.
A redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados) é a maior medida que o governo tomou, para evitar a desestabilização da economia brasileira, ela entrou em vigôr no dia 12 de dezembro do ano passado, e devería terminar na próxima terça feira.
Todos os produtos industrializados pagam esse imposto, cuja porcentagem depende do tipo de produto. Nos automóveis, ela se dá da segunte forma, os veículos com motores de potência 1.0, mais básicos pagavam 7% de IPI, e agora terão IPI zero. Para carros com motores até 2.0, o imposto caiu, de 13% para 6,5%, mas os automóveis de luxo, com motores acima de 2.1, permaneceram com alíquota de 25%. Nos carros somente a álcool, a alíquota caiu de 11%, para 5,5%.
A redução foi dita como um sucesso, para a retomada das vendas de veículos novos, que havia sido atingido pela crise internacional. Desde janeiro deste ano até a última quarta-feira (25), foram vendidos 606 mil carros, o que representou um aumento de quase 3% a mais, em relação ao mesmo período do ano passado.
A redução de IPI poderá agora, também incluir motos, mas, é melhor esperar o anuncio oficial do governo, que será feito na próxima segunda-feira, segundo informou o jornal Folha de S.Paulo. o decreto voltará a vingar à partir de quarta-feira(01).