Direto de Genebra-Volkswagen Polo
A Volkswagen finalmente apresentou aos jornalistas em Genebra a nova geração do hatchback compacto Polo, que recebeu melhorias no visual, acabamento interno e na parte mecânica. As informações são as mesmas divulgadas ontem, que você confere abaixo. Sua chegada ao Brasil é aguardada para o segundo semestre de 2010.
O modelo ficou um pouco mais longo, crescendo de 3,92 para 3,95 metros. No lançamento contará com motores 1.4 TDI diesel de 75, 90 e 105 cavalos, 1.2 a gasolina de 60 e 70 cavalos, e motor 1.4 a gasolina TFSI turbo de 170 cavalos de potência, este último para a versão GTI que ainda não foi revelada por essas imagens. A transmissão pode ser manual ou automática DSG de sete marchas.
Sobre o visual uma coisa fica muito clara: a inspiração no irmão maior do Polo, o Golf. Esta inspiração pode ser percebida principalmente na frente e no interior, onde o acabamento ficou, visualmente, com melhor qualidade. A traseira lembra o Golf, mas não tanto quanto as demais partes do carro.
As mudanças incluem também o nível de segurança. Segundo a montadora o hatch foi feita para alcançar cinco estrelas no teste do EuroNCAP. Para isso contribuem a maior rigidez da carroceria. No caso de uma colisão frontal ela se deforma 50% a menos do que a geração atual, e em colisões laterais este número é de 20%. Além disso, o modelo terá, na Europa, controle eletrônico de estabilidade ESP e uma generosa quantidade de airbags que inclui airbags do tipo cortina.
O peso final do modelo foi reduzido em 7,5% em relação à geração passada, o que melhorou o consumo. O pacote BlueMotion pode ser aplicado nas três versões do modelo, a de entrada Trendline, a intermediária Comfortline e a topo de linha Highline. Dependendo da versão faróis bi-xenônio estarão disponíveis. O início da produção do modelo está previsto para o final de março na Europa, onde começará a ser vendido na última semana de junho na Alemanha. Duas semanas depois o modelo ganhará as ruas de toda a Europa e mais tarde será levado aos demais continentes.