FORD DIVULGA DETALHES DO FOCUS RS
A performance do Focus RS, versão apimentada de fábrica, era apenas estimada. Agora, um mês antes do Salão de Paris, os dados foram divulgados. O motor é um Duratec 2.5 turbo com 5 cilindros de 300 cv e 44,86 kgfm de torque, capaz de levar o Ford mais rápido da Europa de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e superar a barreira dos 260 km/h de velocidade máxima.
Ao contrário das versões anteriores do Focus RS, o novo modelo dispensa a tração nas quatro rodas, e mantém toda sua força no eixo dianteiro. Apesar disso, a Ford afirma que a estabilidade do carro foi mantida e até mesmo aprimorada. Parte do desempenho é garantido pelo sistema RevoKnuckle, uma espécie de controle de tração que limita eventuais derrapadas e diminui o “tranco” das trocas de marcha.
O RS tem visual agressivo, diferenciando-se do estilo sóbrio das versões comuns do médio com itens como rodas de alumínio aro 19” com desenho diferenciado, extrator e aerofólio traseiro, saias laterais e spoilers frontal e traseiro. As opções de cores – azul, branco e verde - reforçam ainda mais toda essa esportivade.
O interior lembra o do Focus ST, com detalhes cromados no painel, bancos concha revestidos com detalhes na cor da carroceria, pedais cromados e indicador de pressão de óleo. A lista de equipamentos inclui airbags frontal e laterais, freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade, que pode ser desligado, deixando as respostas do carro por conta e risco de motorista, ideal para pilotagem em circuitos fechados.
Suas vendas na Europa começam no início de 2009. Ainda não se sabe se o RS visitará o Salão de São Paulo. No entanto, a versão ST (também esportiva, porém mais mansa) está com presença confirmada no evento paulista.