FORD CAPRI RENASCERÁ EM 2009
Em 1965 começava, na Ford européia, o desenvolvimento de um novo esportivo. Com o enorme sucesso do Mustang em terras americanas, a Ford decidiu fazer um coupé esportivo para o mercado europeu, que acabaria como um fastback. Nesse momento nascia do Ford Capri. O modelo foi apresentado no Salão de Bruxelas de 1969, e lançado de maneira oficial no dia 5 de fevereiro daquele mesmo ano. O modelo tinha motores que iam desde um simples 1.3 litro de 66 CV (160 km/h), até o potente 2.8 turbo de 188 CV(215 km/h), passando por opções 1.6 (173 km/h) e 3.0 (195 km/h) de 91 e 138 CV, respectivamente. Sua produção encerrou-se em 1984.
O esportivo renascerá das cinzas no próximo ano, durante o Salão de Frankfurt, no aniversário de 40 anos da chegada do primeiro modelo. O novo Ford Capri usará a plataforma do Ford Focus. Os propulsores poderão ser tanto a gasolina como a diesel. Com gasolina os motores serão dois, 1.6 com injeção direta de 190 CV e um mais potente, 2.5 cinco cilindros de 260 CV. Os propulsores diesel também serão dois, 1.6 TDCi de 136 CV e 2.0 TDCi de 170 CV. Haverá opção de equipar o modelo com transmissão Powershift, mas não existe a confirmação de que o equipamento seja opcional ou item de série.
A Ford não quer perder a imagem esportiva que o nome Capri ainda gera, por isso manterá alguns detalhes do modelo original, como as entradas de ar na lateral, atrás das portas. O modelo poderá contar com versão conversível, para quem quer algo mais do que o próprio Focus CC. A Ford promete que o modelo será muito competitivo, rivalizando inclusive com modelos da BMW e Audi. Décadas atrás, o Capri encontrou no Volkswagen Scirocco um de seus maiores rivais, a VW reviveu seu esportivo, e a Ford fará o mesmo. Modernizados, em qual você aposta nessa briga?