F1: GP DA HUNGRIA 2008
MASSA QUEBRA RESTANDO 3 VOLTAS E HEIKKI KOVALAINEN GANHA PELA PRIMEIRA VEZ NA CARREIRA.
Heikki Kovalainen venceu o GP da Hungria, disputado neste domingo no circuito de Hungaroring. O finlandês contou com o azar de Felipe Massa, que tinha assumido a ponta na largada, após ultrapassar Lewis Hamilton, e fazia uma corrida perfeita, com o triunfo praticamente garantido, quando seu motor quebrou na reta dos boxes, a três voltas do fim da prova.
Hamilton estava na segunda posição, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo na 41ª volta arruinou sua corrida. O inglês ainda se recuperou e chegou na quinta posição. Timo Glock, da Toyota, fez uma excelente corrida e subiu pela primeira vez ao pódio, em segundo. Ele suou para conseguir o resultado, após sofrer uma forte pressão de Kimi Raikkonen, atual campeão do mundo, nas últimas voltas. O finlandês terminou em terceiro.
Fernando Alonso, da Renault, assegurou o quarto lugar, seguido de perto por Hamilton. Nelsinho Piquet, com uma tática diferente, chegou em um ótimo sexto lugar e pontuou pela terceira vez em quatro provas. Jarno Trulli, da Toyota, foi o sétimo e Robert Kubica, com uma decepcionante BMW Sauber, apenas o oitavo, fechando a zona de pontuação.
Com a quebra na penúltima volta, Felipe Massa caiu para a terceira posição no Mundial de Pilotos, a oito pontos de Lewis Hamilton, que manteve a ponta no campeonato mesmo com o pneu furado. Kimi Raikkonen subiu para segundo, cinco atrás do inglês da McLaren. A próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula 1 será o GP da Europa, disputado no novíssimo circuito de rua de Valência, no dia 24 de agosto.
Classificação apos o GP da Hungria
Posição Piloto País Equipe Pontos
1 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 62
2 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 57
3 Felipe Massa BRA Ferrari 54
4 Robert Kubica POL BMW Sauber 49
5 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 41
6 Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes 38
7 Jarno Trulli ITA Toyota 22
8 Mark Webber AUS RBR-Renault 18
9 Fernando Alonso ESP Renault 18
10 Nelsinho Piquet BRA Renault 13