OFICIAL-NOVO AUDI Q5
Depois de meses de especulação, fotos espia, projeções, fotos filtradas, aqui está ele, o novo SUV médio da Audi, Q5, com novas imagens e as mesmas de ontem, mas em alta resolução, além de todos os dados. Ao contrário do Q7, ele não tem plataforma Volkswagen. É montado sobre a plataforma A4/A5, o que significa que o motor é longitudinal, ao contrário do Tiguan, que é um pouco menor que o Q5.
O novo Q5 entrará em uma lacuna de mercado abaixo do Q7, brigando com BMW X3, Mercedes GLK e Infiniti Ex. -O modelo tem 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e entre eixos de 2,81 metros, o coeficiente aerodinâmico é de 0.33.
O desenho é atraente, inspirado nos últimos lançamentos da Audi, com grande semelhança com o irmão maior Q7, principalmente na frente, com ampla grade frontal, apesar de ter faróis semelhantes ao A4. A traseira tem desenho mais sinuoso. As grandes lanternas e a saída dupla de escape são os destaques da traseira.
A gama de motores estará formada por três blocoss, um a gasolina e dois a diesel. O menos potente é o 2.0 TFSI á gasolina, que gera 211 CV e torque de 35,67 kgfm. Com esse motor ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, e atinge 216 Km/h, seu consumo médio é de 11,76 km/l. O outro é o mais econômico, trata-se de um 2.0 TDI á diesel, rende 170 CV de potência e também tem torque de 35,67 kgfm. Com essa opção ele faz 0 a 100 em 9,7 segundos e atinge máxima de 202 km/h, faz uma média de 15,15 km/l. O mais potente é o 3.0 TDI, também a diesel, com 240 CV e torque de 50,96 kgfm. Acelera de 0 a 100 em 6,7 segundos e atinge máxima de 223 km/h). Apesar de grande potência, o consumo é bom, fazendo média de 14,08 km/l. O câmbio para todos os propulsores é um S tronic com dupla embreagem e sete velocidades, a tração é integral, e possui uma marcha reduzida para situações extremas.
O nível tecnológico é muito bom, com televisão, DVD, conexão Bluetooth e equipamento de som da Bang & Olufsen compatível com iPod, alguns são de série e outros opcionais. Em relação á segurança, possui ESP, ASD, que alerta a presença de obstáculos nos pontos cegos, e controle de cruzeiro inteligente ACC, além de iluminação adaptativa nas curvas. O espaço para as pernas traseiras é bom, o porta-malas é grande, comportando 540 litros de bagagem, que podem ser expandidos para 1560 litros, com o rebatimento dos bancos traseiros. O modelo poderá ser visto em pouco tempo, no Salão de Pequim. O modelo chegará ao mercado em 2009.